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diferença entre ecommerce e marketplace

Qual a diferença entre ecommerce e marketplace?

Entenda a diferença entre ecommerce e marketplace você pode optar por aquele que é mais vantajoso para seu projeto e segmento. Confira!

Cada vez mais empreendedores apostam no marketing digital. Sobretudo, por conta das inúmeras oportunidades e benefícios que vender na internet proporciona. No entanto, tantas possibilidades também geram muitas dúvidas, a exemplo de qual a diferença entre ecommerce e marketplace.

À medida que o isolamento social provocado pela Covid-19 conectou pessoas à internet por mais tempo, o comportamento de compra dos consumidores foi completamente transformado.

Em uma pesquisa da ConQuist Consultoria, 71% dos entrevistados afirmaram que preferem comprar online, justamente depois da crise sanitária ter impulsionado o ecommerce.

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Não à toa, os números do ecommerce mostraram-se tão altos. De acordo com dados da Neotrust, o ecommerce brasileiro faturou cerca de R$ 161 bilhões em 2021, isto é, uma expansão de 27% em relação à 2020.Tudo isso fez da internet um oceano de oportunidades à disposição dos comerciantes. Agora, existem modelos de negócio extremamente lucrativos no digital para venda de produtos ou serviços. Sendo loja virtual e marketplace dois dos principais.

Dessa forma, vamos te explicar a seguir qual a diferença entre ecommerce e marketplace, mostrando características, possibilidades e benefícios de cada formato de negócio online. Assim, você poderá escolher aquele que melhor se adequa ao seu projeto. Vem com a gente!

O que é ecommerce?

Primordialmente, entender a diferença entre ecommerce e marketplace passa pela definição de cada modelo de negócio. Mas, podemos adiantar que são opções mais familiares do que você imagina, viu?

Em linhas gerais, ecommerce ou loja virtual é uma plataforma própria desenvolvida pela empreendedor para venda de seus produtos ou serviços. Ou seja, é um espaço exclusivo em que você fica responsável por toda estruturação, personalização e divulgação.

Aliás, essa é a principal característica da loja virtual. Enquanto na maioria dos outros modelos de negócio online você utiliza um terreno alheio para comercializar, como redes sociais e marketplace, no ecommerce tudo pertence a você.

Nesse sentido, você tem liberdade para definir qual será o layout do site, paleta de cores e classificação de produtos ou serviços. Assim como, para promover ofertas, frete, formas de pagamentos como preferir.

O ecommerce funciona da mesma maneira do que lojas físicas. No entanto, o espaço para comercializar agora fica na rua mais movimentada do mundo, isto é, na internet.

Entenda o marketplace

Marketplace, por sua vez, é também um espaço virtual em que podem ser comercializados produtos ou serviços. A principal diferença entre ecommerce e marketplace, porém, é a amplitude. Enquanto você tem um local exclusivo na loja virtual, no marketplace, você compartilha o mesmo local com diversos outros negócios.

Para efeito de comparação, o marketplace funciona de forma muito parecida com um shopping center, reunindo vários empreendedores de diferentes segmentos para comercializar num único lugar.

Então, há um tráfego enorme de pessoas com alta intenção de compra, diferentes ofertas para produtos similares, competitividade com grandes empresas e muito mais no marketplaces, do mesmo modo do que no espaço físico.

Além disso, marcas com relevância mundial participam do mercado de marketplace, como Mercado Livre, Amazon, Shopee, Walmart, Aliexpress, dentre outras. Inclusive, elas ficam responsáveis por quase toda a parte operacional dos anúncios de produtos ou serviços. Sendo um modelo de negócio menos trabalhoso nesse sentido.

Quais os principais benefícios do ecommerce?

A diferença entre ecommerce e marketplace estende-se aos seus respectivos benefícios. Cada opção possui diferenciais únicos para que os empreendedores possam comercializar produtos ou serviços, alcançando resultados expressivos com seu negócio online. Assim, na loja virtual, destacam-se os seguintes benefícios:

Autonomia

A autonomia é uma importante diferença entre ecommerce e marketplace. Por ser um espaço exclusivo do empreendedor, a loja virtual oferece bem mais autonomia do que o marketplace.

Por exemplo, você não vai ter que depender das diretrizes da plataforma para promover uma mudança necessária, porque poderá personalizar sua loja como bem quiser. Assim como, para posicionar-se em datas comemorativas, podendo realizar qualquer ação sem precisar da permissão de terceiros.

Nível de proximidade com o público

Outra diferença entre ecommerce e marketplace é o nível de proximidade que se tem com o público. Por mais que marketplaces tenham um grande tráfego de pessoas, não há uma conexão direta entre consumidores e vendedores. Exceto em perguntas relacionadas com o produto, toda comunicação é mediada pela própria plataforma.

Agora, na loja virtual, você pode criar um relacionamento genuíno com seus potenciais clientes. Isso porque, é possível ter uma identidade visual mais agradável, apresentar a identidade e propósito do ecommerce de forma mais persuasiva, oferecer atendimento personalizado, dentre outras coisas.

Branding

Geralmente, quem ganha o crédito pelos resultados obtidos no marketplace não é o vendedor, mas sim o detentor da plataforma. Na maioria das vezes, os consumidores nem lembram qual foi a loja em que comprou determinado produto ou serviço, dizendo: “comprei tal coisa no Mercado Livre”, por exemplo.

Nesse sentido, o ecommerce tem um potencial de branding muito maior do que o marketplace. Por serem marcas de renome, detentoras de marketplaces acabam puxando a fama para si. Enquanto nas lojas virtuais, todo o crédito fica única e exclusivamente para o empreendedor. Sendo uma grande diferença entre ecommerce e marketplace, em termos de benefícios.

E do marketplace?

Por outro lado, há diferença entre ecommerce e marketplace que favorece o shopping center virtual. Logo abaixo, destacamos essas características que mostram-se vantajosas em relação às lojas virtuais. Dá uma olhadinha!

Alcance

O fluxo de pessoas diário em marketplaces costuma ser imenso. E ainda todas elas possuem uma alta intenção de comprar, pois visitam a plataforma justamente para encontrar produtos ou serviços de seu agrado e adquiri-los.

Dessa forma, uma importante diferença entre ecommerce e marketplace é o alcance. No shopping virtual você tem bem mais acesso do que na loja virtual. E isso significa uma melhor saída de produtos ou serviços, porque quanto mais potenciais clientes têm contato com sua oferta, mais chances você possui de concretizar novas vendas.

Estrutura

Marketplaces proporcionam toda estrutura necessária para que empreendedores publiquem, vendam e recebam por seus produtos ou serviços. Em contrapartida, nas lojas virtuais você precisa construir do zero toda essa parte operacional ou contratar uma plataforma de ecommerce para fazê-lo. Sendo muito mais trabalhoso deixar tudo funcionando adequadamente.

Então, essa diferença entre ecommerce e marketplace tira uma série de preocupações da cabeça do empreendedor. A manutenção do site, formas de pagamento e experiência do cliente na plataforma, por exemplo, fica por total responsabilidade das marcas detentoras do marketplace.

Menos investimento

Por conta do grande alcance e estrutura que o marketplace oferece, quem aposta nesse modelo de negócio não precisa investir tanto na parte operacional, nem em marketing, quanto precisa nas lojas virtuais. Isso também pode ser considerado um ótimo benefício das plataformas quando comparado com o ecommerce.

Diferença entre ecommerce e marketplace: qual vale mais a pena?

Por fim, considerando toda essa diferença entre ecommerce e marketplace, uma pergunta fica no ar: qual dos dois modelos de negócio vale mais a pena? A resposta é: tudo depende do seu projeto.

É necessário que você analise quais são as características do seu negócio online, ainda que ele não tenha saído do papel. Assim como, detalhes relacionados com sua área de atuação. Só assim será possível escolher a opção ideal para vender online e obter resultados expressivos.

Além do mais, você pode integrar ecommerce e marketplace, reunindo o que há de melhor em ambos os formatos para colocar seu negócio online nos trilhos do sucesso.

Seja como for, pode ser necessário contratar profissionais ou empresas que o ajudem na construção e manutenção destes modelos de negócio, a exemplo da Loja Integrada. Dessa forma, seu negócio ficará nos trinques, atraindo, engajando e convertendo cada vez mais clientes.

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