🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
gestão de estoque no ecommerce

Estoque: como integrar loja física com loja virtual?

Descubra como uma gestão de estoque eficiente na integração de loja física e virtual pode ajudar no sucesso do seu ecommerce.

Hoje em dia, o comportamento do consumidor mudou e grande parte das pessoas prefere fazer suas compras online, exigindo dos lojistas uma maior necessidade de uma gestão de estoque eficiente.

Se você tem um negócio físico e também vende pela internet, essa integração é crucial para melhorar a experiência de compra do seu cliente.

Então, se você deseja fazer essa integração, você está no lugar certo, porque é preciso ter ações importantes e um sistema adequado, para garantir o controle de estoque com informações confiáveis.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

Por que integrar o físico com o online na gestão de estoque?

Certamente se você tem um negócio, seja ele físico ou online, seu principal objetivo é aumentar as vendas, ou seja, atuar em todas as frentes para melhorar a saúde financeira da empresa.

Por isso, é fundamental se preocupar com uma boa gestão de estoque, fazendo a integração nos dois ambientes para otimizar os processos, ganhar eficiência e beneficiar o seu cliente.

Isso irá acontecer porque independentemente de comprar na loja física ou internet, seu cliente terá um atendimento completo e eficiente, e você conseguirá ter todo o acompanhamento das vendas, evitando assim, a ruptura do seu estoque.

Então, queremos listar aqui alguns benefícios de ter uma gestão de estoque integrada no ambiente físico e online:

  • Aumento das vendas, já que seu cliente poderá comprar dois ambientes;
  • Melhor gestão do estoque, já que a loja virtual não venderá produtos que não estejam no estoque físico;
  • Otimização do cadastro dos produtos, já que não será necessário fazer isso duas vezes;
  • Direcionamento dos pedidos da loja virtual diretamente para a loja física;
  • Centralização da gestão de estoque e outros departamentos como logística, faturamento, etc.

Agora que você já entendeu que tanto seu negócio quanto o cliente só tem vantagens ao fazer a integração da gestão de estoque da loja física com a online, é hora de entender como você pode fazer isso.

É essencial que essa integração seja feita de forma adequada, já que para não ter prejuízos para o negócio, as informações obtidas precisam ser confiáveis.

Como fazer a integração do estoque da loja física com a virtual

Quando falamos em gestão de estoque, essa integração precisa ser entendida como a comunicação entre as lojas física e virtual referente a disponibilidade do estoque, além da separação do pedido, emissão de nota fiscal, expedição e envio.

Na prática, isso significa, por exemplo, que o consumidor pode comprar um produto de forma online, retirar na loja física e, como existe essa comunicação entre os dois canais de vendas, acontecerá a atualização automática do estoque.

Essa sincronização na gestão de estoque é de suma importância pois a experiência do cliente será bastante ruim se ele chegar na loja física para retirar o produto e não conseguir levar a mercadoria.

Por isso, essa gestão de estoque precisa ser muito bem feita para realmente conectar todas as estruturas de atendimento e, assim, garantir uma boa experiência ao cliente.

Então, vamos falar aqui de 3 passos essenciais para fazer a gestão de estoque e integrar sua loja física com a virtual.

1. Seja omnichannel

Com o avanço tão grande da tecnologia, o consumidor não quer mais ver diferenças entre as lojas físicas e virtuais. Eles enxergam as duas sob a mesma marca, e desejam ter uma boa experiência em qualquer uma.

O omnichannel é um conceito que significa a conexão de todos os canais de uma empresa. Essa ideia surgiu desse novo comportamento dos clientes, que certamente estão mais bem informados e experientes ao pesquisar e comprar produtos.

Ser omnichannel é ter uma integração em todos os aspectos da empresa, incluindo a gestão de estoque.

Na prática, estamos falando da utilização de ferramentas tecnológicas, a criação de estratégias de marketing que integrem os dois locais de vendas, e, também o treinamento de funcionários para que a comunicação seja eficiente em todos os canais de vendas.

Então, como adotar esse conceito na sua loja:

  • É necessário revisar as funcionalidades da plataforma de e-commerce que você utiliza para verificar quais são as possibilidades de integração entre sua loja física e virtual;
  • Entenda se o sistema que você utiliza hoje supre todas as suas necessidades, para fazer uma gestão de estoque integrada de forma eficiente;
  • Pesquise o comportamento dos seus clientes para identificar em quais canais eles costumam se comunicar – e direcione suas estratégias de marketing para eles;
  • É interessante criar estratégias para as lojas “conversarem”, como por exemplo permitir que produtos comprados on-line sejam retirados na loja física.

2. Tenha um sistema ERP integrado à plataforma de e-commerce para melhor gestão do estoque

Essa é a principal dica se você quer fazer uma gestão de estoque integrada para sua loja física e virtual.

O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão empresarial que vai centralizar todas as suas atividades gerenciais como por exemplo gestão de estoque, faturamento, cadastro de produtos, logística, fornecedores, etc.

Desta forma, é fundamental que sua loja tenha um excelente ERP, pois assim, tanto o espaço físico quanto o virtual serão apenas um, quando falamos do gerenciamento. Na prática, isso irá garantir um controle de todos os produtos, que precisarão ser cadastrados apenas uma vez.

A gestão de estoque será otimizada e principalmente organizada. Além da gestão de estoque, um bom sistema ERP possibilita a integração de outros recursos, como plataformas de meios de pagamento e logística.

Isso também é fundamental para melhorar a experiência do cliente, que ao comprar online, poderá concluir o pagamento ainda dentro do seu espaço virtual, sem ser direcionado para outros sites.

3. Treine os seus colaboradores para melhorar a integração da loja física e virtual

Como falamos, hoje em dia o consumidor não enxerga que as lojas online e física são diferentes, e esperam ser atendidos da mesma forma, independentemente do ambiente.

Por isso, uma dica de ouro é que seus colaboradores consigam trabalhar em conjunto com os canais físicos e on-line.

É crucial que seus funcionários tenham sempre à mão todas as informações para concluir as vendas, e uma gestão de estoque integrada precisa fornecer estes dados para que os colaboradores sejam verdadeiros consultores de vendas.

Não importa se estamos falando de uma loja física ou virtual, os vendedores precisam conhecer os produtos vendidos nos dois ambientes de forma minuciosa, para que ele tenha excelentes argumentos para concluir as vendas.

Conclusão

Como você percebeu, a gestão de estoque integrando as lojas física e virtual é essencial para um maior controle das vendas, otimização de tempo e de recursos e também para melhorar a experiência do cliente com a sua marca.

Porém, para que isso aconteça da melhor forma possível, é de suma importância ter um sistema ERP eficiente, já que todas as informações precisam ser confiáveis e refletir exatamente como está a gestão do estoque.

Se você gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre como ter um ecommerce de sucesso, continue sua leitura no nosso blog!