🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
aprenda a melhorar as vendas do seu ecommerce

7 dicas para melhorar as vendas do seu ecommerce em 2022

Quem não quer vender mais, não é mesmo? Então, neste conteúdo você vai encontrar dicas rápidas e práticas para melhorar as vendas do seu ecommerce

Durante os primeiros meses do ano é comum que os as pessoas empreendedoras aproveitem para organizar o planejamento anual, com as metas e objetivos para cada negócio. Neste momento, é importante pensar em estratégias para que as vendas ocorram de maneira constante, atendendo ao consumidor e (sempre) melhorando as suas entregas.

Se você á uma pessoa que tem ecommerce e quer melhorar suas vendas em 2022, esse conteúdo é ouro! De acordo com as tendências de consumo, separamos dicas práticas de verdade, bem mão na massa, para melhorar as vendas do seu ecommerce. Continue a leitura!

2022: um ano de desafios e oportunidades 

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

No cenário em que vivemos, onde o consumo está bastante dividido entre o online e o offline, os negócios precisam olhar cada vez mais de uma forma ampla para realizar boas ações e estratégias de vendas. Por exemplo, não adianta focar em um só canal de vendas para conquistar resultados ou ficar preso a estratégias antigas. É necessário inovar!

Tem sido assim nos dois últimos anos, onde a instabilidade e o crescimento estão sempre alternando, e os negócios precisam estar preparados para os diferentes tipos de realidades e comportamentos. 

Por isso, para olharmos para 2022 precisamos decifrar as suas oportunidades através dos seus desafios, e apostar no crescimento continuo das vendas na internet.

Para te ajudar nisso, listamos 5 dicas para que o seu negócio esteja engajado e possa vender mais e melhor neste ano.

5 dicas para melhorar as vendas do seu ecommerce em 2022

Integre o físico com o digital

Quem tem loja física e virtual, deve pensar na integração da experiência da marca com o consumidor, seja no ambiente físico ou virtual. O uso de apps também estará cada vez mais em voga, seja clicando para conferir um catálogo ou cardápio, seja já realizando a compra através do próprio celular, o que diminui a interação presencial de atendimento e melhoram a experiência autônoma do consumidor. 

💡 A pesquisa “Market Review: tendências do ecommerce para 2022” da Opinion Box em parceria com a Bornlogic aponta que 74% dos entrevistados já pesquisaram o produto desejado na internet e efetuaram a compra na loja física. O contrário também tem sido muito comum e apresenta uma taxa até maior: 84% dos entrevistados já pesquisaram um produto na loja física e compraram online.

Aposte em vários canais de vendas

Essa é uma dica que sempre é válida: não basta estar presente em um só canal de vendas. O consumidor transita por diferentes plataformas e é importante o negócio estar inserido nelas. Pensando em dar opções ao cliente, é importante que ele faça a escolha de qual canal prefere realizar a sua compra. A multicanalidade é também uma estratégia para criar presença digital no seu negócio. 

Então, fique tenha atenção a todas as possibilidade de canais, como as redes sociais, marketplaces, Whatsapp, email, etc.

✍🏼 Saiba como vender em multicanais pode ajudar seu negócio

Fique atento ao comando de voz

A voice commerce já representa 40% das transações de ecommerce, seja em uma parte de pesquisa ou finalização de compras. Essa é uma tecnologia que complementa a estratégia omnichannel e é interessante para os negócios que queiram se atualizar. 

Bons exemplos disso é a Alexa da Amazon, uma assistente virtual cada vez mais utilizada, que interage com o usuário por voz, e tem aberto muitas portas também para o uso deste recurso no ecommerce.

Com o comando de voz, o ato de comprar pode ser mais rápido e prático, sem exigir que o consumidor esteja com o celular em mãos. Por isso, é muito importante que sua empresa esteja preparada para isso. A tecnologia ainda é recente e precisa ser aprimorada, mas isso tende a evoluir rápido. É sempre bom ficar de olho!

Aposte em Live Commerce

Apresentações ao vivo da sua marca para realizar vendas diretas ao consumidor estão cada vez mais em alta. A previsão é que o formato ganhe ainda mais força neste ano e impulsione compras online em tempo real,  mesclando entretenimento e consumo de maneira fluida e aumentando o engajamento do público com a marca. 

De acordo com dados apresentados pelo E-commerce Brasil, o live commerce pode proporcionar uma taxa de conversão maior em relação ao ecommerce tradicional. Enquanto, no Brasil, esse número gira em torno de 1%, há sites como o TMON Live que já obtiveram 21%. Ou seja, o live commerce pode proporcionar um grande impulso para o seu negócio.

Invista em Marketing de Influência

Uma tendência que continua para o ano de 2022 é o conteúdo de marcas através dos influenciadores digitais. Com a estratégia correta, eles promovem engajamento, cliques nos produtos, interação com as marcas e, por consequência, aumento de vendas.

Outro exemplo bem legal trazido pela E-commerce Brasil, foi um projeto que a Evino realizou a partir do marketing de influência. A Evino, um dos maiores ecommerces de vinho do Brasil, lançou uma loja virtual na qual o sommelier certificado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), José Augusto Inácio, recomenda e ajuda os consumidores em tempo real a comprarem vinhos. Ele é dessa forma um influencer a serviço da marca Evino.

Como o marketing de influência pode ajudar a melhorar as vendas do seu ecommerce?

  • Gera mais tráfego para a sua loja virtual e páginas de vendas;
  • Aumenta a conversão de vendas;
  • Gera mais leads, os quais poderão ser convertidos em clientes via email marketing;
  • Aumenta o conhecimento da sua marca ecommerce no mercado;
  • Melhora a credibilidade e a reputação da sua marca;
  • Alavanca novos públicos;
  • Aumenta o engajamento do público com a sua marca.

Foco total em melhorar a experiência de compra

O foco é sempre o cliente! Isso está cada vez mais claro. Com o crescimento do e-commerce, fica ainda mais claro que o consumidor escolhe canais que confia, que pensam na usabilidade da plataforma e que dão vantagens, como por exemplo, quem promove a entrega agilizada. A velocidade na entrega da mercadoria é um dos diferenciais mais disputados pelos lojistas virtuais e esse fator está diretamente associado à experiência de consumo. 

O desafio é criar atmosferas de compra que impactem o cliente a se engajar com a marca e poder se relacionar com ela através de conteúdo, informações, estabelecendo uma relação de confiança sobre a marca. 

A estratégia de integrar as vendas também através das redes sociais também é uma maneira de inserir o cliente no universo de consumo criado para que haja troca e compartilhamento, a fim de gerar maior engajamento nas redes. 

Integrar para vender mais 

Para estabelecer estratégia de vendas em múltiplos canais, sem perder a excelência na experiência do cliente, é preciso contar com um sistema de gestão ERP online. Uma maneira segura e descomplicada de gerar vendas de maneira integrada. Se ainda não é cliente Bling, utilize o cupom #lojaintegrada e teste grátis por 4 meses um sistema ERP online e em nuvem que vai transformar o seu negócio. 

Desde a pesquisa do produto até a logística de entrega, a experiência de compra estará sincronizada com o seu sistema de gestão e o seu cliente terá uma compra mais segura. A integração dos processos é o primeiro passo para escalonar o seu negócio e vender mais.

Este conteúdo foi produzido em parceria com os especialistas do Bling, sistema de ERP online para lojas virtuais e pequenas empresas