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integrar loja física e virtual

Por que integrar loja física e virtual é tão importante?

Integrar loja física e virtual oferece diversos benefícios, tanto para o varejista quanto para o consumidor. Saiba mais no post de hoje

Com tantas mudanças nos hábitos do consumidor nos últimos tempos, integrar loja física e virtual é uma excelente estratégia pro seu negócio. A tarefa pode parecer intimidadora, mas com certeza vai trazer inúmeras vantagens para sua empresa e facilitar muito a sua gestão.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira este conteúdo e saiba por que é tão importante integrar loja física e virtual.

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Aqui você vai ver:

Por que integrar loja física e virtual?

Esse processo contribui para um melhor atendimento ao cliente e pode melhorar a experiência do seu consumidor. Se você já tem uma loja física, fazer a integração com a loja virtual é uma ótima forma de ampliar e atualizar seus negócios.

Afinal, seu potencial cliente pode estar em qualquer lugar, no celular, na rua, no computador ou até mesmo em outra cidade. Restringir-se a apenas um canal — ou considerar cada canal como algo separado do resto — é ignorar as oportunidades de vendas e o alcance que sua marca pode alcançar.

6 principais vantagens de integrar loja física e virtual

Muitos empreendedores que já possuem um CNPJ de loja física se perguntam quais são as principais vantagens em integrar loja física e virtual. Confira:

1. Atende às necessidades dos clientes

Oferecer melhores experiências ao cliente, garantindo um atendimento completo das suas necessidades, é um dos principais benefícios. Com um ecommerce integrado, o consumidor consegue pesquisar, comparar preços e comprar o produto onde ele estiver (e onde quiser). Esta é uma forma inteligente de alcançar o seu público e permitir que sua loja esteja sempre à disposição. Falando nisso, vamos para a próxima vantagem…

2. Vende 24 horas por dia

Ao integrar loja física e virtual, você também consegue vender 24 horas por dia, todos os dias do ano, sem precisar que vendedores estejam disponíveis nesse mesmo período. Embora o atendimento tenha horário definido, a visualização da sua loja e as compras podem ocorrer na hora mais conveniente para o seu futuro cliente.

3. Explora novos mercados

A abrangência dos canais de venda é diferente. Com o ecommerce, você consegue alcançar um público muito maior do que aquele que está somente visitando sua loja física. Por isso, é possível expandir sua atuação e atingir consumidores de todo o país — e até de outros lugares do mundo.

4. Aumenta visibilidade e vendas

Com a exploração de novos mercados, a consequência é o aumento no volume de vendas, ou seja, maior fluxo de caixa e potencial de expandir. Além disso, sua marca ganha mais visibilidade e reconhecimento, o que ajuda a fortalecer sua posição no mercado.

5. Permite um atendimento Omnichannel

Omnichannel é uma estratégia que integra vários canais de comunicação, permitindo que o consumidor tenha melhores experiências.

Por exemplo, um cliente faz uma pesquisa online e descobre que a sua loja tem o produto que deseja, então ele decide fazer a compra na loja física para economizar no frete e aproveitar o produto de forma imediata. Outra cliente faz a pesquisa dos produtos online, vai a uma loja física para verificar a qualidade, usabilidade e características gerais, mas fecha o negócio na internet.

6. Possibilita a coleta de informações estratégicas

Uma loja física não oferece tantas informações sobre o comportamento do consumidor quanto uma loja virtual. Na internet, você consegue obter dados estratégicos sobre a etapa da jornada de compra em que o usuário está, os itens mais pesquisados e muitas outras informações úteis para planejar uma campanha de marketing assertiva.

Principais cuidados e desafios ao fazer a integração

Como podemos ver, existem muitas vantagens ao integrar loja física e virtual. No entanto, é preciso ter alguns cuidados para ter mais controle e organização. Alguns deles são:

➡️ Gestão do estoque: se não houver uma integração de sistema e um controle eficaz, pode haver frustrações ao vender um produto online que está indisponível.

➡️ Atendimento preparado: para que você (ou sua equipe) consiga atuar em todos os canais de vendas. Ter um padrão de atendimento pré-definido, com soluções para possíveis problemas, é importante para oferecer uma boa experiência ao consumidor.

➡️ Estratégias de vendas: para que tanto o meio digital e o meio físico sejam valorizados. Ou seja, sua loja física deve ser divulgada nas redes sociais e no seu ecommerce, com horário de funcionamento, fotos e outras informações importantes. Ao mesmo tempo, seu ecommerce deve ser anunciado na loja física, com endereço do site (e/ou um QR code que direciona para o site) e o perfil da marca nas redes.

Gostou das dicas? Leia o post Como criar um ecommerce pra loja física? e saiba mais!