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Divulgação de loja virtual: 6 ideias pra arrasar nas vendas

Veja como fazer uma incrível divulgação de loja virtual e garantir o sucesso do seu empreendimento.

Você está migrando do offline pro online? Ou está abrindo um ecommerce agora? Ou já tem uma loja virtual, mas está à procura de novas ideias pra movimentar mais o negócio? Independentemente do caso, a divulgação de loja virtual é o que vai trazer clientes para a sua loja.

Se no mundo físico os lojistas possuem ruas e placas que levam consumidores direto às suas vitrines, os canais online que direcionam tráfego para a loja virtual podem ser um pouco mais complexos.

Mas isso não é motivo de preocupação. A divulgação de loja virtual pode até parecer intimidadora, mas também costuma ser mais rápida e, muitas vezes, barata de fazer. 

Para te mostrar, vamos começar do básico…

A importância da divulgação de loja virtual 

Se você andou lendo as últimas notícias sobre ecommerce, viu que o mercado do comércio online cresceu muito com as mudanças trazidas pela pandemia do coronavírus.

Com as pessoas passando mais tempo em casa para se proteger, a saída foi recorrer a sites e aplicativos móveis para comprar tudo de que precisavam.

Mesmo com a reabertura gradual do comércio, muitos desses consumidores incorporaram as compras online como parte das suas rotinas, especialmente devido à comodidade e experiência que só o ecommerce pode oferecer.

Isso trouxe muitos consumidores pro mercado virtual, mas também muitas lojas. O resultado foi o aumento da concorrência pela atenção de um consumidor cada dia mais exigente, justamente porque pode escolher a empresa que melhor vai atender às suas necessidades.

Uma estratégia de divulgação de loja virtual eficaz, portanto, é o que vai colocar o seu site na frente dos outros quando um consumidor procurar um produto que você oferece. Além disso, uma boa divulgação aliada a ofertas de qualidade é o que vai garantir o sucesso da sua loja virtual no longo prazo.

Mas quais são exatamente as estratégias que tornam a divulgação de loja virtual eficaz? Bom, primeiro a gente precisa pensar sobre o seu público.

Os três tipos de público em uma loja virtual

Existem diversas estratégias de divulgação que você pode testar para sua loja. Inclusive, é bem provável que você já tenha lido algo sobre isso.

Mais pra frente neste post, falaremos sobre elas — mas tão importante quanto conhecer as estratégias é entender pra quem cada uma se destina.

Existem basicamente três tipos de pessoas para as quais você quer divulgar sua loja:

  • Pessoas que já compraram de você ou que pelo menos já conhecem sua loja;
  • Consumidores que estão procurando o tipo de produto que você vende;
  • Pessoas que comprariam seus produtos se soubessem que eles existem.

Esta é uma divisão um pouco simplificada, mas pensar dessa maneira vai te ajudar a decidir quando, como e com que usar seu tempo e dinheiro pra divulgar sua loja.

Para o primeiro público, pessoas que conhecem você, provavelmente você já terá uma linha direta com eles e deverá usá-la. Seja por meio de comunicações por email ou nas redes sociais.

Para o segundo público, você precisará encontrar maneiras de que eles descubram os produtos que você tem e que atendem às suas necessidades. Isso pode incluir otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) e criação de conteúdo (como blogs e posts em redes sociais).

E para o terceiro público, você precisará pensar em termos de conhecimento da marca. Você está oferecendo uma solução para um problema que eles ainda não conhecem? Ou seu público-alvo está usando a solução de um concorrente? As respostas terão um impacto em como você trabalha seu marketing.

6 ideias de divulgação de loja virtual

Chegou a hora de falar sobre as estratégias propriamente ditas. Você verá que algumas podem funcionar para um ou mais públicos que definimos acima — por isso, é importante definir sua estratégia de maneira clara antes de sair “atirando para todos os lados”.

Vamos lá!

1. Crie e alimente sua lista de email

O email marketing ainda é um canal efetivo de comunicação com o público que já conhece sua marca.

Por isso, colete o máximo de endereços de email que puder — no entanto, faça isso sempre de forma respeitosa, solicitando o consentimento de todos para que você possa enviar as comunicações sobre sua loja virtual.

Tente manter um fluxo regular de comunicação com sua lista de email. Inclua promoções, novos conteúdos, lançamentos de produtos e outras notícias que podem incentivar os clientes a visitar seu site.

2. Aumente sua presença orgânica nas redes sociais

Você com certeza quer aproveitar todas as oportunidades para impulsionar seu ecommerce.

Uma das maneiras mais fáceis e eficazes é dar um pouco mais de atenção às suas páginas nas redes sociais: ofereça conteúdo relevante e atraente, responda aos usuários e interaja sempre que possível. 

Por exemplo, você pode utilizar o Instagram para mostrar imagens dos seus produtos e compartilhar conteúdo gerado pelo usuário (como quando um cliente posta sobre sua própria experiência com um produto da sua loja).

Outras ótimas maneiras de alavancar suas redes sociais são realizar promoções exclusivas, trabalhar com influenciadores e usar hashtags apropriadas.

3. Otimize seu site para SEO

A otimização para mecanismos de pesquisa (SEO) é o que pode colocar sua loja virtual nos primeiros resultados de pesquisa do Google e outros sites de busca.

Ela engloba muitas coisas e é um assunto um pouco complexo. Aqui estão alguns elementos para ter em mente se você estiver apenas começando:

Coloque-se na mente de seu usuário. Isso te ajudará a entender o que seu público-alvo quer saber para traçar estratégias pelos termos que eles buscam geralmente no Google;

Otimize todo o conteúdo da página. Isso inclui títulos e descrições de produtos, imagens, blogs e outros conteúdos que você possa ter;

As meta tags também são importantes. São elementos de texto que fornecem dados sobre o conteúdo de uma página. A meta tag de descrição, por exemplo, é aquele resumo que aparece abaixo do título da página em uma busca no Google. 

Separamos um artigo completo com informações e práticas de SEO que não podem faltar na divulgação de loja virtual. Dá uma conferida!

4. Crie conteúdo interessante, útil e diversificado

Criar um ótimo conteúdo para as pessoas que desejam comprar seu produto é uma boa maneira de trazer tráfego para seu site e fornecer informações úteis que posicionam sua marca como uma voz de autoridade no seu nicho. 

O marketing de conteúdo também servirá para alimentar seu email marketing e poderá ser alinhado com uma estratégia de SEO, incluindo palavras-chave que possam aparecer nas pesquisas do seu público-alvo no Google.

Esse tipo de estratégia pode inclusive ajudar a atrair o terceiro tipo de público: aquele que ainda não conhece sua loja nem seu produto. Por exemplo, um post informativo sobre uma nova solução de limpeza de estofado que uma pessoa não sabia que existia, mas que pode ajudá-la a tirar a mancha do sofá que ela já havia desistido de tentar remover.

Outra dica é explorar diferentes formatos de conteúdo: 

5. Experimente o Google Ads

Alcançar o cobiçado “primeiro lugar” é o objetivo da otimização para mecanismos de pesquisa. Mas, além dos resultados orgânicos, você pode fazer anúncios pagos no Google Ads.

Usar o Google Ads também oferece a oportunidade de dar lances em palavras-chave para que você possa aparecer primeiro nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa.

Essa é uma ótima forma de fazer a divulgação de loja virtual para aquelas pessoas que ainda não conhecem sua loja ou compram os produtos na concorrência.

Você sabia que a Loja Integrada tem uma integração exclusiva com o Google Shopping? Pois, é! Muito bom, né! Se quiser saber mais sobre essa facilidade da LI, é só clicar no botão abaixo 😉

6. Anuncie nas redes sociais

Além da presença orgânica nas redes sociais, também existe a opção paga. Os anúncios nas redes sociais permitem que você segmente para quem seus anúncios aparecerão e foque naquele público que tem o perfil da sua loja.

Por isso, é importante que você tenha bem mapeado qual é exatamente esse perfil. Isso também te ajudará a entender em qual rede seus potenciais clientes passam mais tempo para focar suas estratégias nela.

Vender online pela primeira vez ou levar sua loja física para o mundo virtual pode parecer assustador, mas é possível e tem potencial de trazer ótimos resultados. Seja consistente, paciente, e não se deixe sobrecarregar tentando fazer tudo de uma vez.

O blog da Loja Integrada tem vários conteúdos para te ajudar nessa jornada. E já que falamos muito sobre o público, temos dois posts para recomendar: Funil de vendas online: veja como ele pode impulsionar o seu ecommercePra quem você vende? Entenda o que são leads, prospects e suspects.

Além desse conteúdo, você também pode baixar no ebook gratuito sobre como atrair visitantes pra sua loja virtual. Aproveite!

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