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vender em multicanais

Dicas para vender em multicanais e melhorar as vendas da sua loja virtual

Vender em multicanais já ocupa um lugar de destaque no planejamento e estratégia de muitas lojas físicas para 2022. Isso porque as vendas online não param de crescer.

De acordo com uma pesquisa publicada pelo Olha Digital, as pequenas e médias empresas faturaram mais de R$ 2,3 bilhões com as vendas online em 2021. O valor é 77% maior em comparação ao mesmo período de 2020, quando foram registrados no balanço anual R$ 1,3 bilhão. Segundo o estudo, 5 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez na internet.

O aumento também esteve presente no volume de pedidos, atingindo 10,5 milhões e o ticket médio foi de R$ 219,47, o que representa aumento de 4% em relação a 2020, quando ficou em R$ 211,04.

Diante desse bom cenário das vendas online, vender em multicanais tornou-se uma ótima forma de aproveitar esse momento do mercado e com isso uma realidade cada vez mais próxima para quem empreende no setor de varejo. E é sobre isso que vamos falar hoje: como vender em multicanais pode fazer seu negócio decolar ainda mais. 

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Aqui você vai ver:

Primeiros passos para vender em multicanais

Antes de entrarmos na parte prática do negócio, é importante saber que vender em multicanais vai muito além de simplesmente ter uma loja online, por exemplo, a multicanalidade está relacionada com a forma como a sua empresa se relaciona com o usuário. 

É estar onde o seu cliente está, e isso engloba loja física, site, WhatsApp, redes sociais e muito mais. Usar diferentes canais de comunicação para impactar, comunicar, vender e atender o usuário torna a experiência de compra dele muito mais atrativa e positiva. 

Então, os primeiros passos para começar a vender em multicanais está em: 

  • Estudar o seu público-alvo e entender quais os canais de comunicação ele mais utiliza;
  • Definir os canais de venda que mais se adequam ao seu público e ao seu negócio;
  • Desenhar uma estratégia de conteúdo que mantenha os usuários sempre conectados com a sua marca.

Esses são os três primeiros passos para iniciar a sua jornada no universo das vendas multicanal. E se a sua estratégia engloba o ecommerce como um dos canais de vendas, o parceiro da Loja Integrada, Conecta Lá pode te ajudar! 

Como vender em multicanais com a Loja Conecta Lá 

A Loja Conecta Lá é uma loja de departamentos dentro dos maiores Marketplaces do Brasil. Através deste canal de vendas, você consegue disponibilizar seu catálogo de produtos em diversos Marketplaces ao mesmo tempo e com apenas um cadastro. 

Um dos principais diferenciais desse modelo de negócio, é que você não precisa ter um e-commerce para começar a vender com a Loja Conecta Lá! A plataforma disponibiliza tudo que você precisa para iniciar a sua jornada de vendas online. 

Entenda em 10 passos como a Loja Conecta Lá pode ajudar a sua empresa a vender mais:

  1. Integre o sistema da sua empresa ao nosso e cadastre seus produtos;
  2. Seus produtos serão publicados nos principais marketplaces do País;
  3. O time de especialistas cuida das vendas e mantém contato constante com os marketplaces para gerar novas ações;
  4. Suas vendas ficam disponíveis em tempo real em nosso sistema;
  5. Você pode exportar pedidos e emitir notas fiscais tanto pelo seu sistema atual quanto no nosso;
  6. Com mais de 600 parceiros de logística, oferecemos as melhores opções de entrega para o cliente;
  7. Em nosso sistema, você pode gerar etiquetas de postagem com apenas um clique;
  8. Feito isso, a Conecta Lá reporta o status de cada pedido às plataformas. Enquanto isso, você pode acompanhar quando e quanto irá receber;
  9. A cada ciclo de venda, nosso sistema atualizará o extrato financeiro da sua empresa;
  10. Sempre que um ciclo for concluído, você passa a ter acesso a uma série de relatórios que podem ajudar na gestão da sua empresa.
💡 Converse com um especialista Conecta Lá e solicite uma demonstração gratuita! 

Vantagens de vender em multicanais

São inúmeras as vantagens de vender em multicanais. A principal delas é a possibilidade de expor seus produtos e serviços a uma audiência muito maior de clientes. Além disso, você também: 

  • Aumenta a credibilidade da sua empresa;
  • Melhora a experiência de compra do consumidor final; 
  • Aumenta a taxa de conversão e vendas;
  • Facilita o processo de fidelização dos seus clientes. 

Exemplos de canais para trabalhar

Agora que você já sabe os primeiros passos para vender em multicanais e como pode fazer isso, confira algumas das opções de canais mais utilizadas no mercado.

Ecommerce

Nossa primeira sugestão não poderia ser diferente! Os números que mostramos logo no começo comprovam que as vendas online não param de crescer e um canal de venda que tem impulsionado, e muito, esses resultados é o ecommerce.

Em bom português, ecommerce é comércio eletrônico, ou loja virtual. Não é apenas “vender pela internet”, ter um ecommerce significa que você estrutura todo seu processo de venda e as transações por meio de uma plataforma ou ferramenta online.

Em outras palavras, é quando você tem um site e seu cliente pode acessar, ver os produtos, tirar as dúvidas, escolher e pagar dentro de um só lugar. Além disso, tudo o que envolve os processos de venda, você quanto lojista, resolve também em um só lugar.

Essas são apenas algumas das vatangens em ter um ecommerce, existem várias outras. Se quiser saber mais, é só clicar no banner aqui embaixo 😉

Marketplace

Já o marketplace, é um lugar onde o consumidor pode encontrar de tudo. Tudo mesmo! Uns são mais específicos que outros, mas ainda assim contam com uma variedade de produtos. Muita gente diz que um marketplace é tipo um shopping online, onde os consumidores conseguem procurar por produtos variados em um só lugar.

Existem diversos tipos de marketplace hoje em dia, até mesmo de produtos bem nichados (como clubes de assinatura). Mas é bem provável que você conheça vários: o Mercado Livre, a Amazon e a Magazine Luiza são alguns dos grandes exemplos. 

Levando em conta como o comportamento do consumidor se dá hoje dentro do ambiente digital, investir em um espaço dentro do marketplace é uma aposta certeira. Sem contar que as chances de você atrelar o nome da sua marca a uma empresa maior são grandes. 

Google Shopping

O Google Shopping é tipo uma vitrine virtual, que exibe produtos no Google no momento em que os usuários estão procurando por eles. Você já deve ter percebido que ao fazer uma pesquisa sobre algum produto no Google (tênis para corrida, por exemplo), na primeira linha de resultados, aparecerá uma série de imagens de produtos referentes à busca feita.

Estas imagens são anúncios promovidos por lojas virtuais que vendem o produto pesquisado pelo usuário. Ao clicar na imagem, ele será redirecionado direto para a página do produto no site da loja, onde poderá fazer a compra. Massa, né?

Email marketing

Talvez você já tenha escutado por ai que “o email marketing morreu”, mas não é bem assim!

O email marketing é uma poderosa ferramenta de Marketing Digital. Atualmente existe 4,03 bilhões de pessoas em todo o mundo usam o email. Os especialistas esperam que esse número aumente até 4,48 bilhões até 2024. Muita gente, né? Então, vale muito a pena ficar super atento e usar esse canal a favor do seu negócio.

Quando pensamos em lojas virtuais, o email marketing é praticamente indispensável, pois é um canal de longo alcance, alta taxa de entrega e baixo custo. Isso sem contar que permite um contato mais direto, personalizado e aproximado com o público, ajudando a promover não só vendas, mas também um bom relacionamento com leads e clientes.

Instagram Shopping

O Instagram Shopping, é uma ferramenta que permite colocar links de produtos em fotos publicadas direto no feed. A ideia é oferecer uma nova forma de exibir e vender produtos.

Esse recurso funciona com uma etiqueta de preços. Basta tocar na imagem e o usuário vê uma tag com o nome e valor do produto, que pode ser clicada para acessar diretamente a página do produto no site da empresa. Ou seja, facilita a vida de quem vende e de quem compra também! Acabou aquela história de informar o preço só por direct.

Além disso, o usuário pode usar a sacolinha, um ícone que fica na página de perfil da empresa ou que aparece no canto esquerdo de algumas publicações. Essa opção possibilita ver os produtos e fechar a compra diretamente na rede social.

Já deu para perceber que vender em multicanais é uma das estratégias que não pode faltar no planejamento do seu negócio! Então, bora arregaçar as mangas e colocar em prática. Se você tem uma loja física e ainda não criou um ecommerce, confira o conteúdo com dicas de como abrir um ecommerce para uma loja física.

Esse conteúdo foi produzido em parceria com os especialistas da Conecta Lá, solução para integrada diversos canais de vendas.