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Mercado Livre, Amazon, B2W, Shopee: qual marketplace começar a vender?

Se você já se perguntou sobre qual marketplace mais vende, leia esse texto e descubra qual a melhor opção de marketplace para o seu negócio.

A princípio, utilizar os marketplaces para divulgar e vender produtos tornou- se uma obrigação para aqueles que querem obter lucros expressivos nesse ramo. Nesse sentido, é normal que muitos lojistas se questionem sobre qual marketplace mais vende, uma vez que existe uma grande variedade de plataformas disponíveis atualmente.

Diante desse cenário, decidimos trazer para você uma explicação detalhada sobre as maiores plataformas de ecommerce do país, além de esclarecer as vantagens e as desvantagens de cada uma delas.

Qual marketplace mais vende e por onde você deve começar?

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De antemão, responder a pergunta qual marketplace mais vende pode não ser uma tarefa simples, já que existem uma série de fatores que precisam ser levados em consideração. Por exemplo, pode ser que o seu produto venda mais nas Lojas Americanas (B2W) do que no Mercado Livre, embora o segundo seja maior.

Em outras palavras, a grande questão não é sobre qual marketplace mais vende, mas sim sobre qual plataforma melhor se adequa ao seu negócio. Dessa forma, acompanhe o resumo que preparamos sobre alguns dos maiores comércios eletrônicos da atualidade Mercado Livre, Amazon, B2W, Shopee e veja qual deles faz mais sentido para você.

Mercado Livre

O Mercado Livre é a principal plataforma de vendas da América Latina, com mais de 10 milhões de vendedores, aproximadamente 300 milhões de usuários registrados e mais de 10 compras realizadas a cada segundo.

O fato do Mercado Livre estar entre os melhores comércios eletrônicos para se vender em 2022, faz dele uma ótima escolha para começar o seu ecommerce, afinal, sua popularidade é uma das suas maiores vantagens.

Além disso, a plataforma oferece um sistema de pagamento e logística altamente eficaz, o que facilita na hora da venda. O lojista ainda conta com o recurso do Mercado Livre Anúncios, através do qual é possível promover, em parceria com o Google, seus produtos em outros sites da internet.

Em suma, por mais que a escolha do produto exerça forte influência sobre qual marketplace mais vende, em qualquer cenário o Mercado Livre será uma das suas principais opções.

Amazon

A Amazon não só é uma companhia mundialmente conhecida, como também é líder no ramo onde atua em diversos países mundo afora. Entretanto, é importante ressaltar que a empresa se encontra em processo de maturação no Brasil, já que seu lançamento se deu recentemente, há pouco mais de 2 anos.

Por outro lado, isso não faz da Amazon uma má escolha para começar a vender os seus produtos. Muito pelo contrário. Em suma, umas das grandes vantagens da empresa fica por conta do seu prazo de entrega e dos seus preços baixos. Logo, caso você opte por vender na Amazon, existem dois tipos de cadastro:

  • Individual: Para quem deseja vender até 10 itens por mês;
  • Profissional: Para quem deseja vender mais de 10 itens por mês.

B2W

Quando falamos sobre qual marketplace mais vende, certamente a BW2 estará figurando nas primeiras posições. A empresa controla sites de vendas como Shoptime, Submarino e Lojas Americanas, logo, ao escolher a B2W para anunciar os seus produtos, você poderá usufruir de toda visibilidade proporcionada pela plataforma, aumentando assim o volume de vendas do seu negócio.

Além disso, uma das grandes vantagens deste marketplace é o fato de não exigir nenhum tipo de investimento dos vendedores. Isso porque a empresa trabalha por meio do sistema de comissionamento, ao passo que a diversidade de nichos também oportuniza o anúncio de diferentes produtos.

Por outro lado, caso haja algum tipo de problema durante a entrega do seu produto, saiba que existe a possibilidade do seu comissionamento ficar retido até que o problema seja completamente resolvido.

Shopee

Uma excelente dica para os lojistas que se questionam sobre qual marketplace mais vende, é a Shopee. Atualmente, a empresa é um dos maiores comércios eletrônicos do mundo, com mais de 200 milhões de downloads do seu aplicativo. Detalhe: tudo isso em pouco mais de 5 anos de existência.

Dentre as suas principais vantagens, está a porcentagem cobrada sobre cada venda, que pode variar entre 6% (frete grátis), e 12% (sem frete grátis). Além disso, a empresa oferece diversos descontos para os clientes, o que torna o site um lugar muito acessado e atrativo para os consumidores.

Agora, confira algumas das vantagens oferecidas pela plataforma:

  • Visibilidade: dentro de um marketplace que atrai tantos visitantes seu produto tem muito mais chances de ser visto e comprado;
  • Suporte de vendas: é possível acompanhar, através de um sistema próprio, a performance da sua loja, as vendas e o rastreamento das entregas;
  • Praticidade: você pode vender utilizando apenas o celular.

Por fim, a única observação com relação a Shopee está associada ao seu prazo de pagamento. Ao fechar um pedido, o valor do pagamento fica retido na plataforma até que o cliente confirme o recebimento via app. Após isso, o valor é repassado aos vendedores, num prazo que pode chegar a 10 dias corridos.

Em síntese, a Shopee pode não ser a melhor escolha para quem tem pouca familiaridade com ecommerce e planeja usá-lo como único ponto de venda.

Veja 3 dicas que irão te ajudar a escolher em qual marketplace vender

1. Veja se o marketplace permite a venda dos seus produtos

Antes de mais nada, saiba que esse também é um dos motivos pelo qual você não deve se preocupar apenas com qual marketplace mais vende.

Observe que de nada adianta anunciar os seus itens na plataforma com maior número de visitantes, sendo eles vão na contramão da política vigente para cadastramento de produtos. Desse modo, estude todas regras em vigor em cada site antes de fazer o seu cadastro.

2. Certifique-se que a sua persona compra no marketplace

No começo do texto, havíamos falado que saber qual marketplace mais vende não é a questão correta a ser feita, e sim quais dessas plataformas trarão mais resultados. Nesse sentido, conhecer a sua persona, além de descobrir os canais de compra de sua preferência, pode ser fundamental para o seu negócio e fazer com que ele escale muito mais rápido.

Para obter essas informações, você pode fazer pesquisas com uma porcentagem do seu público-alvo ou conferir os dados fornecidos pelos próprios marketplaces do público que acessa a plataforma.

3. Análise o tempo de repasse do valor e a porcentagem cobrada

Por último, fique atento ao tempo de repasse e a comissão cobrada por cada venda. Frequentemente, o vendedor não tem direito a resgatar o valor até que o cliente receba o produto. Após o recebimento, o tempo de espera até que o repasse seja realizado pode variar de marketplace para marketplace, podendo ser diário, quinzenal ou até mensal.

Além disso, a taxa cobrada pelas vendas dos seus produtos podem variar bastante, com algumas empresas cobrando 16% de comissão (Mercado Livre), e outras cobrando 12%(Shopee).

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