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5 dicas para recuperar carrinhos na Black Friday

Depois de ser atraído para a loja na Black Friday, o cliente acessa a página, conhece alguns produtos, escolhe um ou outro, monta um carrinho, mas acaba indo embora. Na data de 2017, mais de 80% dos carrinhos foram abandonados, segundo estudo E-commerce Radar Black Friday publicado pelo Diário do Comércio. O que aconteceu? Por que o consumidor abandonou o carrinho? Como evitar que isso aconteça? Como recuperar carrinhos? As respostas a essas e outras dúvidas você encontra no texto de hoje.

Quais são os principais motivos pelo abandono de carrinho?

O abandono de carrinho acontece, em geral, pelos seguintes motivos:

1. Simulações ou informações sobre o frete

É comum o cliente montar o carrinho para saber o valor e o prazo para receber os produtos que escolheu. Se, ao fazer essa simulação, ele percebe que as informações não atendem às suas expectativas, há grandes chances de ele abandonar o carrinho.

2. Problemas com o site

Algumas falhas que o site pode apresentar e que levam os clientes a abandonar os carrinhos são:

Lentidão da página

Se a página demorar muito para carregar ou para atualizar com as informações que o cliente insere, ele pode desistir.

Dificuldade de recuperar a senha para efetuar o login

O cliente pode esquecer a sua senha de cadastro, e se o processo de recuperação não for simples, ágil e seguro para ele terminar a sua compra o mais breve possível, há grandes chances de ele sair da loja.

Muitos campos de preenchimento para efetuar o pagamento

Uma quantidade muito grande de campos no formulário pode fazê-lo esperar para realizar a compra em outro momento ou afastá-lo de vez, principalmente se ele estiver comprando via celular.

Falha no uso do cupom

A tentativa de uso de um cupom de desconto que não funciona ou que está vencido pode frustrar o cliente.

O que se pode fazer para diminuir a taxa de abandono e recuperar carrinhos?

Para evitar este cenário, você pode:

1. Oferecer diferentes opções de transporte

Neste período de Black Friday, assim como a sua demanda vai aumentar, a demanda das transportadoras também, o que pode levar a um prazo maior de entrega. Então, não se prenda a uma transportadora nem a uma única opção de frete.

Faça acordos e parcerias com mais de uma transportadora, bem como com frete via bike, moto, Correios e/ou retirada no local, para determinadas cidades e regiões possíveis.

2. Trabalhar com mais de um centro de distribuição

Outra opção para diminuir o prazo de entrega é estar mais perto do cliente. Uma forma de fazer isso é ter mais de um centro de distribuição em locais estratégicos. Além disso, se você tiver lojas físicas espalhadas pelo país, cada uma delas pode se tornar um centro de distribuição ou um ponto de retirada de mercadoria.

3. Frete grátis

Sempre que possível, ofereça o frete grátis. Mesmo que o prazo fique maior, o cliente pode topar a espera, já que não está pagando pela entrega.

4. Faça testes de usabilidade

Para evitar os problemas que citamos no tópico acima e outros relacionados à usabilidade do seu site, analise seu ambiente virtual constantemente para aprimorar questões de funcionalidade, uso e navegação pela sua loja.

5. Envie e-mails para recuperar carrinhos

Se você está acompanhando a Série Black Friday 2019, já ouviu falar da Enviou. A empresa trabalha com três recursos, sendo que um deles é o envio de e-mails para recuperar carrinhos. Como funciona: com a plataforma, em poucos passos, você consegue configurar uma campanha de e-mail marketing para tentar trazer este cliente de volta. Até 5 tentativas podem ser cadastradas. Além disso, a plataforma oferece:

  • Relatório dos carrinhos que foram recuperados;
  • Monitoramento em tempo real;
  • Relatório dos produtos mais abandonados;
  • Relatório de recuperação.

Estas ferramentas para análise são fundamentais para trazer insights sobre os seus produtos, sua loja, os motivos do abandono das compras e para testar abordagens para recuperar carrinhos.

Além disso, a Enviou também oferece ferramentas de e-mail marketing e cobrança de boletos. Tudo isso integrado à plataforma da Loja Integrada para facilitar ainda mais a instalação destes recursos. O que você está esperando? Conheça a Enviou!

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