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Mão segurando lâmpada, representando as estratégias criativas de marketing.

5 estratégias criativas de marketing para impactar

Nos dias de hoje, todo mundo está fazendo marketing. Mas nem todos aproveitam essa estratégia da melhor forma. Por isso, preparamos aqui 5 dicas com estratégias criativas que vão fazer seu nome grudar na mente dos consumidores.

O marketing, especialmente o digital, tornou-se item básico do plano de divulgação de qualquer negócio, incluindo e-commerce. No entanto, justamente por ter se tornado tão comum, muito do que vemos por aí é só “mais do mesmo”.

É difícil para o consumidor encontrar algo realmente criativo e autêntico, mas a verdade é que, quando encontra, isso causa um impacto e faz com que ele memorize o nome daquela marca.

Nós da Loja Integrada sabemos que é isso que você, lojista virtual, também busca. Por isso, continue lendo e partiu botar a mão na massa.

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Aqui você vai ver:

1. Humanize sua estratégia de marketing

O consumidor de hoje não quer mais se relacionar com uma marca, mas sim com pessoas. Ele sabe que, por trás daquele post que você fez no Instagram, existe uma pessoa — e ele quer conhecê-la!

Por isso, humanize seu marketing, ou seja, mostre ao consumidor quem você é. Em termos práticos, isso significa falar em primeira pessoa nas suas publicações, além de se apresentar e mostrar seu negócio ao público.

As redes sociais deram a oportunidade às empresas de construir um relacionamento mais próximo com seus clientes; não desperdice essa oportunidade!

Quer algumas ideias práticas? 

  • Capriche na sua página Quem somos, contando mais sobre a equipe, a história da marca etc.;
  • Ofereça um atendimento humanizado ao seu cliente;
  • Crie posts nas redes sociais com um perfil das pessoas que trabalham na empresa;
  • Mostre os bastidores do negócio.

2. Aposte no storytelling

Andando de mãos dadas com o marketing humanizado está o storytelling

O storytelling nada mais é do que contar uma história por meio do seu marketing, utilizando técnicas de narrativa. Lembra-se de quando você era criança e adorava ouvir histórias? Pois o consumidor também gosta disso e se envolve mais com a empresa, identificando-se e criando laços.

Por exemplo, um novo produto pode ser anunciado pela ótica da experiência de um consumidor que comprou o item, e não apenas apresentando detalhes em uma página estática e comum.

E isso vale não só para a apresentação do seu produto, como também da empresa como um todo. Os consumidores querem saber quem sua marca é e como chegou até ali — eles querem se emocionar com histórias cheias de personalidade!

3. Deixe uma impressão poderosa com vídeos

Às vezes, o marketing de vídeo é visto como muito caro ou muito intimidante, mas isso não é verdade! É um meio incrível para contar histórias de forma dinâmica, aumentando a conexão emocional com seu público pela combinação de áudio e imagem.

Por sua natureza, os vídeos também podem fornecer muitas informações de forma rápida. Isso mantém os usuários envolvidos e prende sua atenção. Você pode usar textos associados ao seu material audiovisual para adicionar detalhes e legendas como forma de acessibilidade para pessoas com deficiências auditivas, por exemplo. Além disso, você também pode incluir textos descritivos para pessoas com deficiência visual que usam leitores de tela.

Os vídeos podem fazer tudo, desde tutoriais sobre como usar um produto até seu processo de produção ou embalagem, e eles podem fazer isso muito bem. Com aplicativos como o Reels do Instagram e o TikTok, não há desculpa para não começar a fazer vídeos para viralizar!

4. Organize um concurso

Todo mundo gosta de ganhar coisas, ainda mais quando têm a oportunidade de mostrar sua própria criatividade. 

Os concursos exigem apenas um pouco de planejamento e investimento em um prêmio, podendo entregar ótimos resultados: vendas, engajamento online e abundância de conteúdo gerado pelo usuário.

Você pode realizar o concurso por meio das suas redes sociais. Abaixo, damos algumas ideais de concursos bem simples que você pode realizar:

  • De legenda, em que os usuários são solicitados a fornecer legendas para uma imagem de sua escolha;
  • UGC (User Generated Content), em que os usuários são solicitados a fazer upload de imagens ou vídeos deles usando seu produto ou mostrando por que precisam dele;
  • De marcar um amigo, em que os usuários são solicitados a curtir páginas e marcar amigos para aumentar a visibilidade.

5. Podcast para ecommerce

Os podcasts têm caído nas graças do público. E não é à toa: os conteúdos em áudio são fáceis de serem consumidos; os usuários podem escutá-lo no trânsito para o trabalho, enquanto cozinham ou fazem outras atividades.

Assim como o marketing em vídeo, o podcast também cria uma intimidade com seu cliente, tornando-se um meio de compartilhar suas experiências, como se estivesse falando com um amigo.

Além disso, é relativamente barato produzir seu próprio podcast, o que dá a essa estratégia de marketing um ótimo retorno sobre o investimento (ROI).

Também temos um post dedicado ao assunto: Podcast para empresa: vale a pena para o seu negócio?

E você, vai continuar fazendo mais do mesmo ou vai acrescentar aquele borogodó e tentar se reinventar? Que tal aproveitar e ler mais sobre como ganhar a atenção dos consumidores no nosso post Diferencial competitivo: como destacar sua loja virtual já!