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Rede Social ou Loja Virtual

Rede social ou loja virtual: onde é melhor vender?

Se você está em dúvida entre rede social ou loja virtual, leia este artigo e descubra qual é o melhor canal de vendas para o seu negócio.

Uma dúvida frequente para quem vende pela internet é a escolha do canal de vendas: rede social ou loja virtual, qual é o melhor caminho? Investir nas vendas online pode ser uma excelente alternativa para aumentar a renda das pessoas, já que hoje em dia é bastante comum os consumidores utilizarem a internet para fazer suas compras.

Por isso, podemos dizer que de maneira conjunta, as vendas em redes sociais ou loja virtual podem gerar resultados muito positivos. O ideal é que os novos empreendedores avaliem o que mais pode fortalecer sua presença digital e considerar fatores como custo de manutenção, tempo e assim organizar uma gestão adequada.

Então, se você quer abrir um negócio e tem dúvidas sobre onde é o melhor lugar para ter boas vendas, acompanhe o artigo até o final e confira todas as nossas informações.

Como vender pelas redes sociais

Certamente é importante saber que vender pelas redes sociais ou loja virtual são processos diferentes, afinal, são canais distintos com seus recursos e funcionalidades únicas. Além disso, quando pensamos em redes sociais, estamos falando de diversos locais, que também possuem suas particularidades.

Então, para fazer suas vendas pelas redes sociais, é preciso ter bastante conhecimento sobre o canal escolhido, além de alguns pontos importantes como a frequência das postagens, o conteúdo e como é feito o atendimento aos clientes.

É fundamental lembrar que será necessário desenvolver uma estratégia de conteúdo nas redes sociais para divulgar seus produtos e aumentar o engajamento. Esta estratégia envolve ter uma rotina de publicações, interagir com os seguidores e sempre manter uma excelente qualidade na comunicação.

Com estas boas práticas, você irá contribuir para o branding do seu negócio, atrair e fidelizar os clientes. Assim, será importante pensar na jornada do seu cliente para evitar retrabalho e entregar uma experiência diferenciada.

Hoje em dia, os melhores canais de vendas nas redes sociais são o Instagram e o WhatsApp. Segundo uma pesquisa feita pelo Instagram, 50% das pessoas ficam interessadas em uma marca quando veem anúncios dela nesta rede social, e 90% das pessoas seguem uma empresa.

Já o WhatsApp é uma ferramenta incrível para se comunicar com as pessoas. Segundo uma pesquisa da Infobip, 80% dos brasileiros usam o aplicativo para se comunicar com as empresas.

E por onde começar?

Para iniciar a divulgação e vendas dos seus produtos no Instagram, é preciso criar uma conta comercial dentro da plataforma. Depois disso, seu trabalho será pensar nas publicações e começar a colocar no seu feed, reels e stories.

Além destas publicações, você pode fazer anúncios para divulgar seus produtos e alavancar as vendas do seu negócio. Lembre-se sempre de fazer um anúncio direcionado para seu público-alvo, para que seu dinheiro seja bem aplicado.

Outra forma de trabalhar com esta rede social é a possibilidade de fazer parcerias com influenciadores para divulgar a sua marca. O valor desse trabalho vai depender muito da quantidade de seguidores, mas podemos afirmar que existem pessoas com bons perfis para atender desde o pequeno empreendedor até grandes negócios.

Quando pensamos no WhatsApp, é importante estudar o app para explorar diversas opções de integrações disponíveis para automatizar o seu atendimento.

Uma boa alternativa é ter um WhatsApp Business, e através dele começar a atender seus clientes, realizar a venda e pós venda e também utilizar o catálogo como vitrine dos seus produtos.

Por que devo vender nas redes sociais?

Você pode sim ter muitos benefícios em vender pelas redes sociais, mas as vantagens estão diretamente relacionadas a rede escolhida e a forma como é explorada.

Exemplificando, é uma excelente alternativa usar o Instagram para que seus possíveis clientes conheçam sua marca, e o WhatsApp para fazer a venda, ou seja, quando o cliente já está em uma fase de decisão de compra.

Resumindo, os dois canais têm um custo baixo e um grande potencial para alavancar suas vendas, mas precisam ser usados com sabedoria para que tragam bons resultados.

Vender por loja virtual

Vender nas redes sociais ou loja virtual de forma integrada pode ser uma decisão excelente, não só para quem está começando neste mundo virtual mas também para quem já tem certa experiência nesse ramo.

Não importa se você vai vender por redes sociais ou loja virtual, para ter sucesso, é preciso ter constância. Na loja virtual, sua vitrine precisa estar sempre atualizada, é importantíssimo ter um bom controle de estoque e colocar a sua loja em uma plataforma com um bom servidor e hospedagem.

Afinal, seu site precisa abrir rápido e nunca ficar fora do ar, para melhorar a experiência do seu cliente. Outro fator importante para considerar é a segurança de dados do consumidor e a disponibilização de meios de pagamento diversos, para aumentar suas vendas.

Então, ter a rede social ou loja virtual integradas, como por exemplo um link para o WhatsApp para tirar dúvidas dentro da sua loja, é uma forma inteligente de aumentar suas vendas.

Em uma loja virtual também é preciso ter fotos bem feitas, que incentivem a compra do produto. Estas fotos também podem ser usadas no Instagram.

Por que vender em loja virtual?

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos. Hoje, não ter uma rede social ou loja virtual pode significar perder muitas vendas. Ter uma loja virtual também ajuda o negócio a se posicionar melhor nos motores de busca e mostra profissionalismo para os consumidores.

Então, se você quer destacar o seu negócio frente à concorrência, o ideal é ter a rede social e loja virtual, para aumentar sua presença no meio digital. Além disso, você pode encontrar lojas virtuais que oferecem um sistema completo de gestão para o seu negócio, e desta forma, te ajudar a crescer.

Através de uma boa plataforma, você conseguirá:

  • Acompanhar a performance de acessos;
  • Ter um controle de estoque fiel;
  • Otimizar a experiência de compra com serviço de entrega integrado;
  • Oferecer meios de pagamentos diversos para seus clientes.

Entretanto, para ter todos esses benefícios, é necessário ter atenção na escolha do fornecedor.

Rede social ou loja virtual, como escolher?

Na hora de escolher entre rede social ou loja virtual, é preciso entender que uma não deve excluir a outra. As redes são excelentes canais de atração de clientes para o seu negócio, e aliar isso com uma estratégia de vendas para sua loja virtual é uma opção maravilhosa para aumentar suas vendas.

Apesar de não ser necessário marcar presença em todas as redes sociais, ter uma estratégia para identificar onde o público está para mostrar seus produtos é fundamental para o sucesso do negócio.

Sua loja virtual precisa funcionar, então pense em uma plataforma que pode fazer a integração da rede social ou loja virtual para conseguir vender de forma eficaz.

O melhor caminho é ter uma estratégia de marketing constante, que trabalhe com rede social ou loja virtual de forma integrada para que um canal ajude o outro a crescer e aprenda tudo o que precisa saber sobre isso.

Gostou do nosso artigo? Quer saber mais como ter sucesso no seu ecommerce? Então continue no nosso blog e aprenda tudo o que precisa saber sobre isso.