🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
vendas pelo whatsapp ecommerce

Vendas pelo WhatsApp: 11 estratégias para aplicar hoje mesmo!

Entenda como turbinar as suas vendas pelo WhatsApp através de 11 dicas bastante simples e extremamente eficazes.

As vendas pelo WhatsApp estão bombando e se você ainda não está utilizando essa ferramenta para impulsionar o volume de vendas do seu ecommerce, saiba que a sua loja está perdendo clientes.

Entretanto, não faz muito tempo desde que as pessoas passaram a utilizar essa rede social para comercializar produtos, ao passo que muitos lojistas ainda têm diversas dúvidas com relação ao seu funcionamento.

Dessa forma, hoje falaremos sobre 11 estratégias de vendas pelo WhatsApp que te ajudarão a alavancar o número de pedidos da sua loja virtual. Acompanhe!

1. Troque o seu perfil para o WhatsApp Business

A princípio, antes de dar início às suas vendas pelo WhatsApp, é necessário que você faça o download do WhatsApp Business no seu dispositivo móvel ou fixo. Em suma, ao utilizar essa versão, o seu cliente saberá que está falando com uma empresa, aumentando assim o seu grau de confiabilidade.

Além disso, o app possui uma série de funcionalidades bacanas para você vender mais, a começar pela possibilidade de uso do telefone fixo para registro, bem como a disponibilização de métricas que te ajudam a mensurar todas as interações dos seus clientes.

2. Peça autorização dos seus clientes

De antemão, jamais envie mensagens não autorizadas. Ou seja, para um destinatário que não aceitou receber esse tipo de comunicação previamente. Tal prática não vai contribuir com as suas vendas pelo WhatsApp, além de gerar bastante desconforto.

Nesse sentido, comprar lista de números se mostra uma péssima ideia, já que ela virá recheada de contatos sem o menor interesse em adquirir os seus produtos.

3. Monte um cronograma de mensagens

Lembre-se que cada pessoa que entra em contato com a sua empresa, se encontra em determinada etapa do funil de vendas. Em outras palavras, existem as pessoas que nunca ouviram falar da sua loja e estão entrando em contato agora, as pessoas que vieram por indicação e os clientes fidelizados que sempre mantém contato.

Desse modo, para que a sua comunicação se dê de forma clara, será necessário realizar uma abordagem específica para cada um desses clientes, respeitando as suas particularidades e, principalmente, o momento da relação com o seu negócio.

4. Ofereça conteúdo

Quando falamos em estratégias de vendas pelo WhatsApp, é fundamental que você não queira adotar o perfil negociador sempre que estiver falando com o seu cliente. Assim, o envio de dicas relacionadas aos itens que você vende pode ser uma poderosa ação de marketing de conteúdo.

Por exemplo, se o seu ecommerce vende roupas, apresente aos seus contatos dicas rápidas de como dobrar e guardar sem amassar. Por fim, por mais que essa atitude não pareça nada demais, saiba que ela pode se tornar um fator determinante durante a decisão de compra do seu cliente.

5. Use o WhatsApp web

Caso você não tenha conhecimento dessa ferramenta, o WhatsApp Web é uma versão do app disponível para desktops e notebooks.

Em síntese, sempre que estiver resolvendo suas pendências pelo computador e não puder ficar olhando o celular o tempo todo, você poderá abrir uma nova janela no seu navegador e se comunicar com os seus clientes da mesma forma.

6. Se preciso, contrate alguém para realizar os atendimentos

A princípio, um dos maiores erros das empresas que investem em vendas pelo WhatsApp, é justamente não dar uma atenção integral para a ferramenta. Algumas organizações divulgam o contato, mas não deixam um colaborador exclusivamente para esse tipo de atendimento.

Um cliente que envia uma mensagem para uma empresa quer uma resposta rápida. Caso contrário, comprará com a concorrência. Portanto, caso você não consiga realizar essa função, treine uma pessoa da sua equipe para que ela aprenda a lidar com o público na Internet

7. Vendas pelo WhatsApp exigem que você seja objetivo

O consumidor gosta de mensagens rápidas e objetivas. Se for mandar áudio, vá direto ao ponto. Evite mandar conteúdos com mais de um minuto. Caso contrário, o cliente não terá paciência de ouvi-lo. Durante situações mais complicadas, ligue para o cliente e responda o seu questionamento, uma vez que a mensagem pode trazer várias interpretações.

8. Utilize o Instagram e o Facebook para construir a sua audiência

Tanto o Instagram, quanto o Facebook, são duas das redes sociais com maior número de seguidores atualmente. Logo, criar um perfil para a sua loja nessas redes pode ser uma excelente ideia para prospectar novos clientes e construir uma audiência sólida.

Dito isso, não se esqueça de postar fotos chamativas dos seus produtos no Instagram e compartilhá-las no Facebook. Isso fará com que os seus seguidores se mantenham engajados, além de contribuir com o fortalecimento da sua marca.

9. Crie campanhas de vendas

Elabore cartas de vendas e repasse-as para todos os contatos prospectados na sua lista do WhatsApp. Exalte os diferenciais do produto e mostre para o seu cliente que você é a melhor opção para a sua necessidade de consumo.

Para te auxiliar nessa tarefa, não se esqueça de utilizar gatilhos mentais, que nada mais são do que palavras capazes de despertar o desejo do seu cliente, instigando-o a comprar o seu produto mesmo que de forma subconsciente.

10. Utilize um número profissional

Lembre-se: são os pequenos detalhes que irão definir se as suas vendas pelo WhatsApp irão decolar ou não. Veja que você pode criar uma conta no WhatsApp empresarial com o seu número pessoal sem problema nenhum. Contudo, você não vai querer que seus clientes te mandem mensagem após o fim do expediente.

Além disso, vincular um número de telefone a sua empresa traz um ar de profissionalismo, contribuindo para que as pessoas se sintam mais à vontade ao interagirem com a sua loja.

11. Tenha uma rotina de trabalho

Por fim, nossa última dica para que as suas vendas pelo WhatsApp decolem, fica por conta da criação de uma rotina fixa de trabalho. Acima de tudo, você precisa encarar as suas interações no app com muita seriedade e entender que a forma como você utiliza essa ferramenta exercerá forte impacto no desempenho do seu negócio.

Dessa forma, não se esqueça de estabelecer horários para entrar em contato com os seus clientes, realizar o envio de publicidades, ofertas e etc.

Conclusão

Para que a sua loja virtual tenha sucesso, é fundamental que você utilize todas as ferramentas disponíveis no mercado. Nesse sentido, o WhatsApp Business é uma excelente forma de se conectar com os seus clientes e aumentar o faturamento do seu negócio.

Entretanto, conforme pontuamos no texto, existem algumas regras que precisam ser seguidas para que suas vendas pelo WhatsApp obtenham o sucesso esperado.

Por fim, respeitando os limites impostos pelo seus clientes, além de traçar campanhas de marketing direcionadas a sua persona, o WhatsApp business tem tudo para agregar de forma positiva ao seu negócio.

Agora que você aprendeu a como realizar suas vendas pelo WhatsApp, acesse o nosso blog e fique por dentro de mais artigos como esse.