🔥 Comece a vender online. Planos anuais com 20% OFF!
Aproveitar!
site é confiável ecommerce

Como mostrar para o cliente que seu site é confiável?

Descubra como deixar o seu site confiável, dando dicas práticas e simples que ajudarão a sua loja a ter um aspecto mais profissional.

Embora estejamos vivendo na era da comunicação, e com a quantidade de usuários conectados à internet aumentando dia após dia, ainda assim, é comum vermos pessoas receosas ao comprarem pela internet, ao passo que alguns métodos precisam ser adotados a fim de montar um site confiável e atrair mais clientes.

Dessa forma, levando em consideração que esse é um problema enfrentado por muitos empreendedores digitais, decidimos trazer algumas dicas nesse texto que te ajudarão a deixar o seu site confiável, além de quebrar todas as descrenças e objeções do seu cliente.

Porém, antes de começarmos, saiba que existem três razões pelas quais o consumidor pode não se sentir confiante ao acessar o seu site. Confira quais são esses motivos a seguir:

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Aqui você vai ver:

4 motivos que afastam seus clientes da sua loja virtual

1. Layout do site mal feito

Ao tornar seu site confiável, uma das primeiras coisas que você precisa se atentar, é no layout do seu ecommerce. Em síntese, essa parte é responsável pela organização de todos os elementos gráficos, aqueles que dão forma à sua parte visual.

Em outras palavras, ele funciona como cartão de visitas da sua empresa. Atualmente, esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos consumidores na hora de comprar algum artigo pela internet.

Isso porque, quando o site tem aquela aparência bastante simples e com pouca qualidade visual, invariavelmente, acaba gerando desconfiança, levando o cliente a desistir da compra.

ter uma loja virtual

2. Falta Uma Política de Troca ou Devolução

Uma reclamação recorrente de muitos consumidores ao comprarem online, tem relação com a falta de uma política de troca e devolução atrelada aos produtos comercializados.

Dessa forma, é muito importante que, ao criar um site confiável, você consiga deixar claro para o seu cliente quais serão os procedimentos a serem seguidos caso uma devolução/troca seja necessária.

Por fim, uma boa dica é adicionar essa informação logo na página inicial do seu site, ou então criar uma aba exclusiva para tratar desse assunto.

3. Imagem e descrição do produto mal feita

Por último, esse é um dos grandes vilões dos lojistas na hora de vender pela internet. Ao postar seus produtos no website, certifique-se de fornecer todas as informações pertinentes a eles, além de optar pela escolha de fotos chamativas e que realmente realçam a qualidade da mercadoria.

Em suma, quando o cliente se depara com produtos mal descritos e com imagens de baixa resolução, a sua confiança no site acaba diminuindo e o seu desejo de compra também.

4. Falta de segurança

A segurança e a confiança é fator primordial para o cliente efetivar uma compra em um ecommerce. O receio de problemas com desvios bancários, vazamento de dados, produto não ser entregue são alguns dos motivos que deixam o cliente com um pé atrás na hora de comprar.

Como deixar seu site confiável em apenas 5 passos?

Agora que você viu 3 pontos importantes para ficar de olho no seu site, confira 5 dicas que irão te ajudar a deixar sua loja virtual com um aspecto muito mais profissional.

Tenha um domínio próprio

Antes de mais nada, o primeiro passo que você precisa dar rumo ao profissionalismo da sua loja virtual, é a criação de um domínio próprio com o nome da sua empresa. Observe que, ao procurar pelo seu ecommerce e encontrar a URL com o nome da sua loja, seu cliente certamente se sentirá mais confortável ao realizar a compra.

Além disso, vale lembrar que existem plataformas virtuais que ajudam os lojistas a montarem suas lojas virtuais de forma simples e prática. Nesse sentido, a Loja Integrada se apresenta como uma excelente opção.

Tire o certificado SSL

Para se ter um site confiável, é fundamental que se invista na encriptação de dados, vez que tal procedimento será vantajoso para sua loja e para o seu cliente. Basicamente, o certificado SSL visa trazer segurança para todas as pessoas que navegam na web.

O navegador Google Chrome e o motor de busca do Google, costumam mostrar aos usuários quais sites estão com o certificado de segurança expirados, assim como costumam marcar as páginas online que estão inseguras.

Dessa forma, para que sua loja virtual obtenha um bom posicionamento nos buscadores e consiga oferecer segurança para os futuros compradores, invista no certificado SSL.

Atente-se a velocidade da sua página no WordPress

O WordPress é um dos sistemas de gestão de conteúdo para internet mais utilizados do mundo, seja para criação de sites voltados para assuntos variados, ou até mesmo para a criação de uma loja virtual.

Todavia, se você pretende deixar o seu site confiável, é importante que você otimize a velocidade de carregamento da sua página nessa plataforma.

Em síntese, muitos clientes acabam desistindo de acessar um site se o carregamento da página levar mais do que 3 segundos. Além disso, sites que demoraram para carregar, são prontamente retirados das primeiras páginas de busca, já que isso influencia na experiência do consumidor.

Invista em um design intuitivo

Conforme já mencionamos no texto, um site confiável precisa que todos os elementos gráficos visuais tenham confluência e passem um aspecto de segurança para quem o visita.

Logo, para se ter um site confiável, é preciso que se invista no seu design, trazendo algo moderno, dinâmico e bastante intuitivo, facilitando a navegação do seu cliente pela sua loja.

De outro modo, quanto mais intuitivo estiver o seu site, melhor. Fora isso, é extremamente importante que tanto as suas informações de contato, quanto os seus certificados de segurança estejam bem visíveis na primeira página.

Tenha indicadores de confiança

Atualmente, para conhecer a reputação de determinado ecommerce na internet, basta procurar por feedbacks em sites como Reclame Aqui ou por comentários nas redes sociais. Sob o mesmo ponto de vista, muitas pessoas usam esse método ao procurar por sites confiáveis para realizar suas compras.

Dessa forma, se você já tem uma página no Instagram e no Facebook, uma boa dica é contratar influenciadores digitais e prosseguir com campanhas de marketing direcionadas para o fortalecimento da sua marca (Branding).

Além disso, outra opção é aumentar a sua presença nas mídias sociais através de postagens que geram engajamento. Como resultado, seus clientes passarão a se identificar com a sua marca, ficando mais confiantes e fazendo com o que seu volume de vendas aumente.

Tenha uma plataforma de ecommerce eficiente

Contar com uma boa plataforma de ecommerce também ajuda a gerar mais confiança em seu site. Recursos, funcionalidades e opções de integrações que permitem que todas as etapas dos processos sejam feitas dentro do próprio site de compra também ajudam seu site a ser mais transparente e a gerar confiança.

A Loja Integrada possui diversas parcerias e ferramentas que facilitam a gestão da sua loja virtual e deixam o seu site mais confiável e intuitivo.

Gostou das dicas? Aproveite e leia também o artigo 5 dicas para destacar sua loja virtual nos marketplaces.