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validar produtos para casa e decoração

Como validar produtos para uma loja de Casa e Decoração?

Saber validar produtos para uma loja de Casa e Decoração é essencial para o sucesso do seu negócio.

Investir em produtos para uma loja de Casa e Decoração é uma ótima oportunidade de obter lucro, já que é um mercado que tem se mostrado muito promissor.

Com a pandemia, os hábitos dos consumidores mudaram muito, e um lar harmonioso e confortável passou a ser mais valorizado. De acordo com dados da Kantar IBOPE Media, quase 8 em cada 10 usuários de internet afirmaram ficar mais em casa durante a pandemia.

E fazer melhorias em casa acabou ganhando força. O relatório apontou também que 72% dos entrevistados buscam novas ideias para aprimorar os ambientes, e 42% deles aumentaram os gastos com melhorias para o lar. Inclusive, o perfil de quem faz compras online de materiais de construção ou decoração indica que são pessoas mais confortáveis com o ecommerce do que a média dos outros usuários de internet.

Esses números reforçam ainda mais que apostar em produtos para uma loja de Casa e Decoração pode ser uma boa ideia. Mas como escolher e validar essas mercadorias? Vem com a gente aprender como escolher as peças certas para oferecer no seu ecommerce e garantir seu faturamento no setor.

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Aqui você vai ver:

O que é e por que é importante a validação de produtos?

Um dos maiores desafios é saber em quais itens de Casa e Decoração investir para não errar nas vendas e ficar com produtos encalhados no estoque. Afinal, é um setor bem amplo.

Ele inclui móveis, louças, artigos decorativos, pequenos, tapetes, jardinagem, materiais de construção entre muitos outros. Além disso, existem também as opções de segmento como luxo e popular. Por isso, é fundamental saber definir exatamente em qual área você vai trabalhar para ter foco e melhores resultados no seu negócio.

É aí que entra a validação de produtos. Trata-se de um processo que fornece uma estrutura para você analisar o mercado, o cenário e o público do nicho em que quer atuar. Além disso, é possível usar a estratégia para verificar lacunas e explorar as oportunidades do segmento.

Com a validação, você consegue entender:

➡️ itens que têm alta demanda;

➡️ itens sazonais;

➡️ tendências de decoração;

➡️ lacunas e necessidades pouco exploradas;

➡️ viabilidade de fabricação e/ou distribuição de um produto;

➡️estilos mais lucrativos, entre outros.

Dessa forma, fica mais fácil definir em quais produtos para uma loja de Casa e Decoração você deve (e quer) investir.

6 formas de validar produtos para uma loja de Casa e Decoração

Existem diversas formas de fazer essa validação e escolher os produtos certos para vender no seu ecommerce. Confira algumas dicas que separamos para te ajudar nesse desafio.

1. Defina seu público-alvo e entenda suas necessidades

Ter um público-alvo ou persona bem definida é muito importante para saber em qual nicho do mercado de Casa e Decoração você vai atuar. Deseja apostar em produtos populares ou de luxo? Quer oferecer produtos de decoração mais modernos e contemporâneos ou vai apostar nos clássicos?

Pense em quem vai comprar esses itens. O que é preciso para satisfazer esses clientes? Tentar trabalhar com um pouco de tudo pode atrair um público mais amplo, mas exige um investimento maior no mix de produtos.

Para quem está começando, pode ser uma boa ideia apostar no ecommerce de nicho. Uma loja direcionada para a decoração Geek, por exemplo, com itens inspirados em personagens, séries ou filmes. Ou você focar em produtos para apenas um ou dois ambientes, como sala e quarto. Ou, quem sabe, um ecommerce especializado em itens para jardins.

Ter esse diferencial pode também transformar o seu negócio em uma referência, uma empresa especialista em um determinado nicho.

2. Utilize pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são muito úteis para validar produtos para uma loja de Casa e Decoração. Com os estudos e dados, é possível identificar o cenário econômico atual, os comportamentos e necessidades dos clientes, bem como as lacunas deixadas pela concorrência.

Além disso, você consegue entender quem são os seus concorrentes, o que oferecem, de que forma trabalham e quais são os valores que praticam.

A pesquisa de mercado também ajuda a fazer estimativas e previsões, criando a base para a gestão do estoque e a gestão financeira do negócio.

3. Faça entrevistas com os consumidores

As entrevistas também podem ser muito úteis para te ajudar a validar e definir produtos para uma loja de Casa e Decoração. Com ela, você consegue saber a opinião dos consumidores e obter feedback a respeito dos produtos que trabalha ou deseja trabalhar.

Para fazer as entrevistas você pode contratar uma empresa especializada ou utilizar ferramentas online que te ajudem a criá-las com um ótimo custo-benefício.

4. Consulte especialistas

Fazer uma análise com especialistas na área é outra forma de validar produtos para uma loja de Casa e Decoração.

Ao contratar consultores e empresas especializadas, você recebe críticas, sugestões e previsões de forma estruturada, obtendo um conhecimento de base para montar sua estratégia.

5. Crie uma página de pré-venda ou lançamento

Uma página de pré-venda ou lançamento de produtos também é uma opção para entender a demanda dos itens que você deseja vender.

Com a ferramenta, você consegue medir o interesse do público, usando as informações para criar ações mais assertivas de marketing e venda.

6. Invista no serviço de pós-venda

Após iniciar a divulgação e as vendas, uma ótima aposta é investir no pós-venda.

Além de conhecer o nível de satisfação do cliente com a experiência de compra, você consegue entender quais são outras necessidades existentes, como produtos desejados, e não encontrados, ou serviços complementares.

Também é uma ótima forma de obter opiniões e depoimentos sobre a sua loja, que podem ser divulgados, com ferramentas específicas, para aumentar a confiança na sua loja. Essa é uma ótima maneira de criar um relacionamento mais próximo e fidelizar seu público.

Agora que você já sabe como validar produtos para uma loja de Casa e Decoração, confira nosso artigo com 10 itens de decoração para vender online em 2022.