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Erros que você não pode cometer ao criar uma loja virtual

Vai abrir uma loja virtual? Leia este artigo e veja os principais erros que precisam ser evitados para seu negócio ser um sucesso.

A princípio, junto à abertura da nossa loja virtual, vem aquele sentimento de satisfação por finalmente termos conseguido abrir a nossa primeira empresa online, não é mesmo? Aquela sensação maravilhosa que preenche nosso interior de alegria ao ver o nosso sonho saindo do papel.

Por sinal, o número de pessoas abrindo suas lojas virtuais ano após ano, só tem aumentado no Brasil. Segundo matéria publicada pela CNN, o E-commerce no Brasil deve fechar 2021 com faturamento de R$ 304 bilhões.

Assim, como é possível notar, o mercado de ecommerce é extremamente lucrativo e pode render bons frutos a longo prazo, se bem explorado.

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Desse modo, para ajudar seu negócio decolar o mais rápido possível, criamos esse artigo com alguns erros que você não pode cometer ao abrir uma loja virtual.

Vejo os principais erros ao abrir uma loja virtual

Abrir um negócio online não é tão simples quanto parece. Além da “ideia” responsável por tirar o seu negócio do papel, é necessário ter em mente todas as obrigações e deveres que envolvem a abertura de um e-commerce.

Infelizmente, a falta de planejamento e a tomada de decisões equivocadas durante o processo de maturação de uma loja virtual, constantemente, se mostram um dos principais motivos pelo fechamento precoce dessas empresas. Veja a seguir, o que você não deve fazer ao abrir sua loja virtual.

Não estudar sobre ecommerce

Em primeiro lugar, na nossa lista de erros comuns ao começar um negócio online, está a falta de estudo sobre o setor. Esse é algo que os empreendedores digitais costumam fazer com frequência, principalmente por aqueles que estão dando seus primeiros passos agora.

Em outras palavras, não adianta querer vender o seu produto na internet, sem antes fazer estudos aprofundados sobre seu público-alvo, concorrentes, preço praticado e etc. Além disso, atrair clientes para o seu site/blog, envolve certas práticas de marketing e algumas métricas relacionadas a ranqueamento de sites que precisam ser estudadas a fundo também.

Dessa forma, abrir uma loja virtual sem que se tenha realizado o mínimo de estudo referente ao modus operandi do ecommerce, pode te trazer dores de cabeça lá na frente.

Má distribuição do capital da empresa

Saber direcionar corretamente todo o capital da empresa é fundamental para que se tenha resultados positivos e consistentes. Nesse sentido, é preciso que fique claro que todo dinheiro do negócio não deve, em hipótese alguma, ser alocado apenas para a compra de produtos.

Quando falamos sobre erros ao começar um ecommerce, esse é um dos deslizes mais danosos que existem.

Em suma, ao gastar todo seu capital com produtos, você acaba deixando de lado uma prática muito importante, responsável por fazer com que os seus produtos de fato sejam vistos. Estamos falando sobre investimentos em estratégias de marketing.

Afinal, do que adianta realizar um investimento alto em produtos que, muito provavelmente, encontrarão dificuldades para serem achados? Isso é, considerando que você não tenha investido em um plano de marketing.

Desse modo, ao abrir sua loja virtual, lembre-se de investir o seu dinheiro corretamente, atentando-se a todos os custos operacionais da sua empresa, bem como às estratégias de impulsionamento da sua marca.

Diversificar muito os produtos antes de validar

Uma expressão muito interessante (e engraçada) que costuma permear o mundo do ecommerce, refere-se a um determinado tipo de produto como “produto garanhão”.

Não, você não leu errado. E o que de fato seria esse produto garanhão? Nada mais é do que aquele item campeão de vendas. Aquele produto que, mês após mês, supera todas as suas expectativas e bate recordes de vendas.

Em suma, não adianta lançar muitos produtos na sua loja virtual, sem ao menos ter validado um ou dois dos itens já existentes no seu inventário. Melhor dizendo, é melhor ter poucos produtos disponíveis no seu ecommerce mas, com garantia de retorno, do que um monte de mercadorias que ainda precisarão ser validadas e correm o risco de ficarem paradas no estoque.

Não formalizar sua loja virtual

De antemão, saiba que pessoas que optam por abrirem suas empresas digitais utilizando seu CPF, tendem a pagar mais impostos. Além disso, quando você opta por abrir a sua loja virtual utilizando o nome da sua empresa devidamente regularizado junto aos órgãos públicos, logo no início, passa mais credibilidade para o seu cliente.

Dessa forma, comece avaliando o tamanho do seu negócio. Como via de regra, caso esteja começando agora, é aconselhável que você abra uma MEI (Micro Empresa Individual).

Entretanto, caso abrir uma ME (Micro Empresa) pareça a melhor opção para você, faça o registro do seu negócio o quanto antes. O importante é ter um CNPJ para deixar tudo formalizado e inclusive, obter benefícios para o seu negócio.

Ignorar o fluxo de caixa

Uma boa administração, primeiramente, passa por um fluxo de caixa bem organizado. Tristemente, por vezes, o que vemos são donos de lojas virtuais um tanto quanto despreocupados com relação ao seu fluxo de caixa.

Nesse sentido, alguns dos erros cometidos mais comuns, são:

  • Não definir um valor de pró labore;
  • Nao dar baixa em tudo que entra e tudo que sai;
  • Não estabelecer uma data para que seja “batido” o caixa.

Dessa forma, fique sempre atento ao seu fluxo de caixa e mantenha-o sempre organizado e fluído. Isso te ajudará a tomar decisões estratégicas no futuro, bem como te manterá atualizado com relação ao seu capital disponível.

Não ter paciência

Outro erro importante que não podemos deixar passar, é a falta de paciência no que se refere a obtenção de lucro a curto prazo. Frequentemente, esse costuma ser um erro cometido por lojistas virtuais recém-chegados no mercado digital.

A verdade é que, atualmente, é muito comum que, ao abrirmos nossas redes sociais, sejamos bombardeados por pessoas de sucesso que adoram ostentar seus ganhos e suas vidas extravagantes. Muitas dessas pessoas, inclusive, se dizem gurus do marketing digital e prometem resultados absurdos para todos aqueles que ousarem aderir ao seus métodos.

Como resultado, cria-se uma legião de pessoas sonhadoras, interessadas em ganhar dinheiro da noite para o dia e, se possível, trabalhando bem pouco. Tome cuidado e desconfie desse tipo de oferta. Afinal, isso não existe. Logo, é preciso que, ao abrir a sua loja virtual, você evite pensar em resultados expressivos logo no começo. Procure apaixonar-se pelo processo, não pelo lucro. Assim, depositando toda a sua energia na realização de um trabalho bem feito, os resultados positivos virão de forma natural.

Utilize uma plataforma segura

Por vezes, ao abrir sua loja digital, muitos empreendedores se pegam perguntando:

“Mas como eu começo a montar a minha loja? Quais ferramentas preciso utilizar para que minha loja apareça nas páginas de busca do google? Quanto precisarei pagar pelo serviço de hospedagem?”

Essas são dúvidas muito comuns e recorrentes no mundo digital. No entanto, escolher uma plataforma de vendas completa, que te ajude a montar sua loja desde o início, pode fazer toda a diferença. Nesse sentido, a Loja Integrada é uma ótima solução para te ajudar nesse processo. A Loja Integrada conta com uma software de vendas bastante robusto, com diversas funções que farão com que a sua loja virtual esteja sempre em destaque.

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