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9 dicas para tirar suas ideias do papel, montar um ecommerce e começar a ganhar dinheiro

Tirar as ideias para ecommerce do papel pode gerar medo e insegurança. Mas com algumas dicas você pode superar o desafio e começar o seu negócio.

Com o início da pandemia e a necessidade das pessoas de ficarem em isolamento social para se proteger, os hábitos de consumo sofreram muitas mudanças. Com isso, as compras online passaram a ser uma necessidade. Neste cenário, os empreendedores tiveram que colocar a mão na massa e tirar do papel as ideias para ecommerce.

Isso se resume em avaliar essa mudança no comportamento do consumidor e repensar a forma de trabalho para lojas que atuavam somente no modelo de atendimento físico. Nesse aspecto, muitos empreendedores, que ainda não atuavam no mercado, resolveram abrir suas lojas virtuais. Afinal, ser o dono do próprio negócio é um sonho para muita gente.

Mas a gente sabe que abrir um negócio novo pode desencadear uma série de sentimentos como medo e insegurança. o que faz com que as ideias para ecommerce ficassem apenas no papel por muito tempo. Mas, nada melhor do que uma boa dose de pesquisa e organização para executar o que já estava sendo planejado há muito tempo.

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Por isso, neste artigo, iremos te ajudar a montar seu ecommerce, com algumas super dicas. Confira!

O que é ecommerce?

Ecommerce, ou comércio eletrônico, é um modelo de negócio que acontece quando uma empresa que vender online e organiza todo o processo dentro desse ambiente. Ou seja, todas as etapas que envolvem a vende acontece online, desde quando o cliente escolhe um produto, até a conclusão com o pagamento.

De modo geral, a única etapa que vai pro físico é a parte da entrega dos produtos. Mas também pode acontecer, quando o negócio também tem loja física e virtual, dele disponibilizar a possibilidade de comprar online e retirar na loja física, o famoso “clique retire”. Além disso, também existe a possibilidade do cliente ir até a loja física realizar a troca de algum produto que comprou na internet.

Quem trabalha no comércio eletrônico também costuma usar ferramentas que facilitam outros processos do negócio, como a plataforma de ecommerce em si, onde a loja virtual é criada, e soluções as relacionadas à parte logística, contábil, pessoas, etc.

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Como consigo ganhar dinheiro com o ecommerce?

Para ganhar dinheiro com ecommerce antes de mais nada você precisa de paciência e dedicação. Isso porque é um modelo de negócio que exige esforço e tempo. Não comece achando que basta “criar um site” e pronto. Para que uma loja virtual funcione do jeito certo, são necessários diversos fatores e vamos falar sobre eles no próximo tópico. Antes disso, confira uma lista com algumas formas de ganhar dinheiro com ecommerce:

  • Vender produtos personalizados;
  • Vender em atacado;
  • Vender produtos temáticos (exemplo: natal e carnaval)
  • Vender itens de matéria-prima;
  • Oferecer serviços;
  • Criar um clube de assinaturas;

9 dicas sobre como tirar suas ideias para ecommerce do papel

Antes de começar o seu projeto, é preciso determinar qual canal de venda você precisa. Por exemplo, se você que começar vendendo em marketplace, se vai criar uma loja virtual própria, ou até mesmo nos dois. No caso da primeira opção, você tem a vantagem de contar com uma estrutura de grandes nomes do mercado, como Mercado Livre e Shopee, que inclui algumas opções de pagamento, forma de entrega, um layout e um domínio pronto para exposição do seu produto. Mas precisa ficar atento as taxas e necessidades exigidas por essas plataformas.

Por outro lado, se ao aplicar suas ideias para ecommerce, você optar por uma loja virtual própria, você vai poder colocar a mão na massa e escolher todos os detalhes. Desde o visual da sua loja, as formas de pagamento, frete e divulgação. Você pode contar com o suporte completo de uma plataforma de ecommerce, como a Loja Integrada, que oferece recursos e benefícios de primeira pra quem criar uma loja virtual.

Em resumo, abrir e manter uma loja virtual é um grande desafio. Mas, se você quer montar o seu negócio e não sabe por onde começar a tirar as ideias para ecommerce do papel, siga as próximas dicas.

1. Decida o que vender no ecommerce

O que vender no seu ecommerce, certamente é uma decisão crucial. Se você é iniciante nesse mundo das vendas online, é preciso pesquisar bastante sobre os mercados mais aquecidos para ter ideias para ecommerce que te trarão ótimos resultados.

Segundo o mais importante levantamento sobre o ecommerce no país, o Webshoppers, existem setores com maiores oportunidades de negócio. Veja alguns deles:

  • Casa e decoração: as vendas foram 155% maiores em 2021 do que no ano anterior;
  • Pets: aumento de 48% de pedidos e um crescimento de 48% no faturamento;
  • Esportes: 48% a mais nas vendas online;
  • Departamentos: o setor cresceu 37% em relação a 2020;
  • Alimentos: 34% de aumento das vendas.

Além destes setores você também pode ter ideias para ecommerce em outros nichos quentes como:

  • Eletrônicos / Informática;
  • Eletrodomésticos;
  • Moda;
  • Livros;
  • Cosméticos e Perfumaria;
  • Autopeças;
  • Informática.

Depois de escolher seu nicho, pesquise profundamente sobre o mercado, comportamento do consumidor e concorrência para entrar com tudo e arrasar nas vendas. O próximo passo é pensar nos produtos que você quer colocar na sua loja.

💡 Dica: nesse momento, o ideal é fazer uma pesquisa dentro dos marketplaces para verificar preço, concorrência, frequência de compra, margem de lucro e outros pontos importantes.Você pode aproveitar para ler também, nosso conteúdo sobre produtos para vender na internet em 2022 e se inspirar na sua decisão.

2. Planeje seu orçamento

Um perigo muito grande para quem vai empreender é se perder com as finanças e acabar sem o negócio e com dívidas. Cuide pessoalmente e de forma minuciosa da organização financeira da sua loja. Trace metas, corte despesas desnecessárias, faça orçamentos e defina de onde virá o capital inicial.

Se vier do seu próprio bolso, acompanhe suas próprias finanças para não perder o controle, garantir o retorno do investimento e o seu retorno mensal ao tirar as ideias para ecommerce do papel.

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3. Opte por uma plataforma para sua loja virtual

Depois de ter todas as suas ideias para ecommerce organizadas, os produtos definidos e o orçamento estruturado, é hora de escolher onde abrir o seu negócio. Pesquise por plataformas que tenham os recursos necessários para atender suas necessidades, com um bom suporte, layout atrativo e ferramentas interessantes para alavancar suas vendas.

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4. Faça uma pesquisa do público-alvo

É fundamental que você avalie o seu público-alvo com bastante cuidado e determine as estratégias de atração e fidelização destes clientes através de ações de marketing. Afinal, todo ecommerce de sucesso depende das vendas certo? Não adianta ter ideias para ecommerce e produtos para vender se você não oferecê-los para potenciais compradores.

5. Pesquise seus concorrentes / exemplos de loja virtual do seu nicho

Certamente, existem outras pessoas que, assim como você, tiveram as mesmas ideias para ecommerce e já estão no mercado vendendo seus produtos. Então, antes de colocar suas ofertas na “prateleira”, busque por outros exemplos de loja virtual dentro do seu nicho para ter insights interessantes de como organizar seu negócio.

Outra vantagem dessa pesquisa é que você pode entender melhor o preço dos produtos e sobre o comportamento dos consumidores do segmento. Por isso, avalie as perguntas deixadas e os comentários dos clientes e saia na frente. Dessa forma, você consegue se antecipar em atender as necessidades destes prováveis compradores.

6. Escolha seus fornecedores

Para ter um ecommerce de sucesso, é fundamental contar com fornecedores parceiros que te ajudem com produtos de qualidade e com preços competitivos. Além disso, é fundamental que eles garantam a entrega das mercadorias em tempo hábil, evitando que você fique sem estoque para garantir as vendas da sua loja.

Neste caso, para tomar a decisão mais acertada possível nesta escolha, você pode pesquisar quais são os fornecedores de seus concorrentes e entender como eles funcionam, antes de tirar as ideias para ecommerce do papel.

✍🏼 Dicas para encontrar fornecedores de qualidade para sua loja virtual

7. Planeje os métodos de pagamento e envio das mercadorias

Chegou até esse ponto? Então, para evitar problemas futuros, antes de vender, é fundamental que você planeje como você vai receber o pagamento, preparar o produto e enviar os pedidos.

Obviamente, existem empresas especializadas que podem cuidar desse processo. No entanto, se você ainda é um empreendedor iniciante, provavelmente terá que fazer isso sozinho ou contar com a ajuda de uma equipe menor.

A melhor forma de não se perder aqui é cadastrar as formas de pagamento dentro da sua loja virtual, colocar produtos que você já tem em estoque à venda, e ter um passo a passo definido na organização do processo de logística. Não espere vender para pensar como você entregará o produto. Isso pode causar atrasos e estragar sua reputação com os clientes.

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8. Não esqueça do marketing digital

Se você realmente quer que suas ideias para ecommerce te tragam muitos lucros, você vai precisar focar em bons produtos, preços competitivos e principalmente na sua audiência.

Afinal, seu consumidor precisa ser informado sobre sua loja e os produtos que você tem disponível. Crie relacionamento com a audiência, ofereça dicas, aulas, tutoriais gratuitos e suporte. Dessa forma, as pessoas serão mais engajadas com sua marca, você ganhará mais confiança e, consequentemente, comprarão de você.

Existem muitas estratégias de marketing para atrair potenciais clientes, como anúncios nas redes sociais, Google, YouTube, entre outros canais. O importante é não ficar na sombra. Por isso, é preciso aparecer e ser visto como uma referência dentro do seu nicho, afinal, suas ideias para ecommerce podem trazer muitos benefícios para o cliente, não é?

✍🏼 Como criar plano de marketing para aumentar as vendas do seu ecommerce

9. Ofereça um suporte para o cliente

O cliente comprou e você sumiu? Pode ser que você suma da mente dele também na próxima compra, e certamente não é isso que você quer. Então, defina canais de comunicação com o cliente, faça um bom pós-venda e ofereça todo o suporte que ele necessita.

Peça feedback sobre a experiência de compra e também a respeito do produto. Hoje em dia, antes de efetuar uma compra em lojas virtuais, o consumidor pesquisa outras opiniões sobre a loja em que deseja adquirir o produto. Inclusive, é muito fácil encontrar isso nas redes sociais, Reclame Aqui ou Google.

O planejamento é essencial para suas ideias para ecommerce virarem um negócio próspero. Planeje tudo com antecedência e arrase com sua loja online.

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