Cadastrando formas de pagamento na sua loja virtual

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Tempo de Leitura: 4 minutos

Cadastrar formas de pagamento na sua loja virtual deve ser uma atividade feita com atenção. Além de ser uma questão de segurança – pois é um processo relacionado a dinheiro –, é uma questão de usabilidade e confiança.

Nenhum cliente deseja escolher um produto e ter problemas na hora de pagar: seja porque o sistema não funciona, porque teve que preencher os mesmos dados várias vezes, porque não confia no processo de pagamento do seu e-commerce ou outras situações desagradáveis.

Por isso, conheça algumas dicas para cadastrar formas de pagamento no seu e-commerce da Loja Integrada!

As formas de pagamento

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Existem, no mercado, várias opções de pagamento disponíveis para um e-commerce. Confira algumas:

Vantagens das soluções de pagamento online

No caso das soluções de pagamento online – como PagSeguro, PayPal e Mercado Pago – a vantagem é que o lojista não precisa firmar parceria com várias instituições bancárias ou administradoras de cartões, pois essas empresas centralizam todos os bancos e formas de pagamento. Além disso, essas soluções monitoram os pagamentos e protegem os lojistas de compras fraudulentas.

Por meio delas, o comprador se cadastra e pode decidir se quer pagar via boleto, cartão de crédito, transferência bancária ou com o saldo existente nessas plataformas. Dessa forma, ele não precisa inserir seus dados bancários no e-commerce. Pode incluir apenas seu login e senha da solução de pagamento escolhida.

Além disso, algumas oferecem a opção de checkout transparente, que permite que o cliente não seja direcionado para a página da solução de pagamento durante o processo de compra, permanecendo no ambiente do e-commerce. Estamos falando do PagSeguro Transparente, PayPal Plus, Mercado Pago transparente e Pagar.me

Como escolher a melhor forma de pagamento para o seu e-commerce?

blog_topicos_meios-de-pagamento1Com tantas opções disponíveis, a decisão sobre qual oferecer pode parecer difícil. Por isso, listamos alguns pontos que devem ser considerados para tomar essa decisão.

Qual é a plataforma de E-commerce que você utiliza?

É importante que a forma de pagamento utilizada tenha integração com a sua plataforma de e-commerce. Isso garantirá a comunicação entre ambos os sistemas a fim de tornar o pagamento ágil e seguro para o cliente.

Como é o recurso de gestão das transações?

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Avalie com cuidado a área de gestão das transações da forma de pagamento que você pretende utilizar. É necessário que você possa analisar o status das transações, informações sobre transações finalizadas e, também, das recusadas, contemplando o motivo pelo qual isso aconteceu.

Também é importante ter um sistema de notificações para que você fique ciente das transações da sua loja e possa enviar e-mails de lembretes e cobranças para os clientes. A Loja Integrada possui uma ferramenta nativa da plataforma que avisa todos os lojistas das transações que acontecem em suas lojas.

Quais são as funcionalidades disponíveis?

Avalie as funcionalidades disponíveis para verificar se as que você precisa estão contempladas. Essas são algumas das mais interessantes:

– Interface intuitiva;
– Controle de fraude;
– Tempo de recebimento para fazer o controle de fluxo de caixa da sua loja.

Taxa de aprovação do meio de pagamento

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É importante lembrar que cada meio de pagamento tem suas próprias taxas de aprovação. Isso quer dizer que um gateway pode levar mais tempo para aprovar um pagamento que outro.

Essa taxa de aprovação leva em conta vários fatores anti-fraude antes de, efetivamente, liberar o pagamento: dados do lojista/cliente incompletos/incorretos, segmento da loja virtual, tipo de público, histórico de vendas etc.

Cadastrando formas de pagamento na Loja Integrada

A Loja Integrada oferece integração através de gateways com: PagSeguro, PayPal, Bcash e Mercado Pago.

Basta acessar a página de configuração de pagamento da Loja Integrada ou navegar pelo menu superior, Minha Loja > Formas de pagamento.  Todas as formas de pagamento são explicadas no momento de sua configuração. Não são cobradas mensalidades e cada uma possui taxas específicas. Apesar do percentual ser maior do que o cobrado se você contratasse diretamente as operadoras (valores mencionados na tabela deste post), o custo da análise de risco já está embutido.

Além disso, as opções de depósito bancário, boleto bancário, PagHiper e Pagar.me são disponibilizadas nos planos PRO!

Algumas das vantagens dos gateways:

  • Parcelamentos com ou sem juros nas vendas;
  • Você pode receber pagamentos em cartão de crédito mesmo que não tenha CNPJ;
  • Você recebe o valor pago, descontadas as taxas, em aproximadamente 14 dias;
  • Você pode enviar cobranças por e-mail para os compradores;
  • Você vende a prazo e recebe o valor todo de uma vez, 14 dias depois;
  • A própria plataforma de pagamento faz a análise de crédito, ou seja, depois que a compra é aprovada, você tem garantia que receberá o pagamento, mesmo que o comprador não reconheça a compra (chargebacks)

Dúvidas? Acesse o suporte da Loja Integrada sobre as formas de pagamento.

Conheça mais sobre as facilidades e planos da Loja Integrada!

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  • Ana Maria Bezerra

    Boa tarde, gostaria de saber se é possível configurar a opção de Débito em conta Online na Loja Integrada, já que a PagSeguro nós disponibiliza este recurso.

    • Oi Ana! Você é lojista PRO? Se for, abre um chamado. Caso não seja, dá uma olhada na comunidade, há um tópico específico para cada categoria, onde você pode tirar as suas dúvidas. http://comunidade.lojaintegrada.com.br/

    • Por isso, conheça algumas dicas para cadastrar formas de pagamento no seu e-commerce da Loja Integrada!