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vender no TikTok

TikTok e loja virtual: como usar a rede social para vender mais

Quer saber como vender no TikTok? Confira como fazer isso com as dicas que separamos para você neste artigo.

Nesse texto, falaremos sobre como vender no TikTok, uma das redes sociais mais utilizadas do momento e com bastante potencial para se transformar em um grande parceiro do seu ecommerce.

Dessa forma, caso você ainda não saiba o que é o TikTok e como ele pode te ajudar com as suas vendas, decidimos separar em tópicos os pontos mais importantes sobre esse assunto, os quais irão te ajudar a entender a utilização dessa ferramenta de uma forma bem simples. Continue com a leitura.

O que é o TikTok?

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Antes de entender como vender no TikTok, primeiramente, é necessário saber exatamente como funciona essa rede social. O TikTok é uma plataforma criada no ano de 2016, que oferece ao usuário a possibilidade de criar conteúdos em vídeo de até 3 minutos.

Antigamente, a idade das pessoas que utilizavam essa rede social, ficava em torno de 16 aos 24 anos, sendo esse o público-alvo da empresa. Entretanto, o cenário mudou radicalmente a partir de 2019, já que empresas grandes como TechTudo, Barcelona, Real Madrid, Cacau Show e Amaro (entre outras), passaram a produzir conteúdos na rede social e a posicionar suas marcas com mais firmeza.

Como resultado, a empresa passou a atingir um público muito mais amplo, com uma faixa etária que varia entre 20 e 40 anos. Além disso, devido aos seus bilhões de downloads em todo o mundo, é possível se manter informado no TikTok sobre diversos assuntos, acompanhar os seus artistas e celebridades preferidos e muitas outras coisas.

Como usar o TikTok para vender mais?

Quando falamos em “como vender no TikTok”, é necessário ter em mente que a conta da sua loja precisa ser configurada da maneira correta, ou seja, será preciso criar uma conta corporativa. Dito isso, acompanhe os próximos tópicos que a gente vai te ensinar o passo a passo de como divulgar seu negócio e vender seus produtos pelo TikTok.

1 – Crie uma conta corporativa

A princípio, acesse o aplicativo pelo seu desktop ou celular, e crie a sua conta. O processo é bem simples e não deve demorar mais do que 5 minutos. Feito isso, você terá criado uma conta pessoal.Agora, basta mudá-la para uma conta corporativa, clicando em Eu e, depois, nas configurações (os três risquinhos no topo da tela). Clique Gerenciar conta e em Trocar para Conta Corporativa. Por fim, escolha a melhor opção que defina o seu negócio e a sua conta empresarial está criada.

2 – Edite o perfil do seu ecommerce

Crie um perfil chamativo no seu TikTok e adicione uma bio que descreva de forma coerente e direta qual é a proposta da sua loja. Assim, concluído esse passo, não se esqueça de compartilhar o link do seu perfil em todas as suas redes sociais.

Além disso, ao criar uma conta corporativa no TikTok, você ganha acesso a algumas ferramentas exclusivas que certamente te auxiliarão durante a sua jornada. Vamos a elas:

  • Análise: monitore o desempenho dos seus vídeos e obtenha percepções sobre o engajamento com seus seguidores para conhecê-los melhor;
  • Configurações das mensagens: habilite a opção de criar uma resposta automática para quem interagir com você por mensagem direta ou quando alguém enviar uma mensagem com palavras-chave específicas;
  • Business Creative Hub: navegue pelo guia de conteúdo para empresas, fazendo buscas por palavras-chave, conteúdos relacionados à sua marca, tendências, entre outros assuntos.

3 – Crie conteúdos de acordo com o seu público

Uma dica importante sobre como vender no TikTok, é criar conteúdos originais e de qualidade. Desse modo, procure entender a sua persona e quais são os seus gostos.

Invista em conteúdos que de fato se comuniquem com seu público, fazendo com que eles se mantenham engajados e se identifiquem com o seu ecommerce. Além disso, fique de olho na concorrência e veja como eles estão produzindo seus conteúdos.

Procure entender quais são as tendências de vídeos e músicas do momento para adicionar as suas campanhas e utilize hashtags sempre que possível para impulsionar as suas publicações.

4 – Interaja com o seu público

Outra dica importante sobre como vender no TikTok, sem dúvidas, é se comunicar com o seu público frequentemente. Em outras palavras, sempre que seus seguidores comentarem as suas publicações ou tiverem qualquer tipo de dúvida, responda-os prontamente.

5 – Se possível, faça parceria com influenciadores

Uma das maneiras mais eficientes de vender pelo TikTok, é fazendo campanhas de marketing utilizando influenciadores digitais. Dessa forma, vale procurar por perfis na rede social que se identificam com a sua marca e solicitar um orçamento para uma futura ação de divulgação.

Entretanto, é importante lembrar que dependendo do tipo de ação e da quantidade de seguidores presentes no perfil escolhido, os preços podem ser altos. Assim, ao invés de investir muito dinheiro com esse tipo de promoção, vale pesquisar por perfis mais modestos e que consigam se comunicar com o seu público de forma eficiente.

6 – TikTok for business

Para entender como vender no TikTok, você também precisa incorporar o recurso de Ads da plataforma a sua rotina. Nesse sentido, o TikTok Ads é uma ferramenta voltada para os comerciantes que pretendem divulgar os seus produtos ou serviços por meio de publicações pagas.

Assim, ao dar início a uma campanha de marketing patrocinada, você precisa informar o objetivo da sua campanha, o público que quer atingir, além de definir um orçamento. Após isso, basta criar o anúncio e acompanhar seu desempenho.

Por fim, lembre-se que para fazer tudo isso, você precisa acessar o TikTok Ads Manager (o gerenciador de anúncios da rede social) e configurar de acordo com o que você deseja alcançar e o quanto pode investir.

7 – Monitore os dados

A última dica de como vender no TikTok, fica por conta do monitoramento dos dados que a plataforma exibe para as pessoas que possuem uma conta corporativa.

Em suma, é extremamente importante que você explore essa aba presente na sua página, para que assim você consiga ter insights com relação ao desempenho da sua loja, além de traçar estratégias de melhoria de uma forma mais assertiva e eficiente.

Conclusão

Conforme mencionamos no texto, o TikTok é uma das redes sociais mais acessadas do mundo atualmente, e a sua capacidade de atrair clientes para ecommerces de diversos nichos chega a ser assombrosa.

Além disso, por ser uma rede social “mais jovem”, o TikTok permite que a sua loja tenha contato com uma geração diferente, muito mais propensa a comprar online e a se manterem engajados com a sua marca.

Em suma, ao que tudo indica, o TikTok veio para ficar, e cabe a você ambientar-se a esse novo mundo e explorar todos os benefícios que ele tem a oferecer.

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