🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
vender em marketplace

Vale a pena vender em marketplace?

Entenda sobre a importância de se vender em Marketplace, e como essas plataformas podem contribuir para o aumento das suas vendas.

Não é novidade que diversas pessoas sonham em se tornarem empreendedoras e dona do seu próprio negócio. Nesse sentido, com o advento da internet, esse sonho se tornou muito mais possível, uma vez que vender em marketplace pode ser uma ótima opção.

Entretanto, é normal observarmos um certo ceticismo e resistência da parte de alguns, ao passo que o receio e a falta de informação os impedem de ingressarem nesse mercado. Nesse texto, contaremos tudo o que você precisa saber sobre vender em marketplace e como esse setor pode ser a solução para quem quer abrir o sua loja online.

O que é um marketplace?

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Primeiramente, antes de discutirmos o tema de forma mais profunda, é necessário explicar o que é um marketplace. O marketplace é um canal de vendas onde são reunidos diversas lojas e diversos produtos em um único lugar.

Assim, a principal diferença entre um marketplace e uma loja virtual, está no fato de que dentro de uma Loja Virtual, são oferecidos produtos específicos daquele fornecedor (o lojista, no caso). Por outro lado, dentro de um marketplace, você poderá encontrar produtos de diferentes lojistas que são vendidos por um único intermediador.

Além disso, os marketplaces oferecem um ambiente digital totalmente seguro, onde os clientes podem efetuar as suas compras e recebê-las em casa com muita praticidade e eficiência.

Por que você deve vender em marketplace?

O número de pessoas interessadas em fazer as suas compras sem ter que sair de casa vem aumentando dia após dia. Para se ter uma ideia, segundo o site Ecommerce Brasil, 95% dos compradores brasileiros já utilizaram marketplaces pelo menos uma vez.

Em síntese, esses dados mostram o tamanho desse setor e todo o seu potencial de crescimento nos próximos anos, além de evidenciarem a confiança do consumidor ao utilizar essas plataformas para realizarem suas compras.

Dito isso, fica claro que os marketplaces são o futuro e ficar de fora desse mercado pode impactar negativamente nas suas vendas online.

Quais os benéficos ao vender em marketplace?

Ao vender em marketplace, muitos são os benefícios que você vai poder notar logo de cara. A seguir, separamos alguns deles para te mostrar o quanto esse mercado pode ser vantajoso. Confira!

Visibilidade para os seus produtos

Plataformas de vendas como Mercado Livre, Lojas Americanas e OLX, por exemplo, já contam com uma audiência muito grande, ao passo que anunciar os seus produtos nesses canais, pode fazer com que uma grande quantidade de pessoas visite o seu ecommerce.

Além disso, vale lembrar que para anunciar os itens da sua loja e vender em marketplace é bastante simples, já que todo esse processo se dá de forma bem intuitiva e sem complicações.

Ótimo custo benefício

Ao abrir uma loja virtual, invariavelmente, você precisará arcar com alguns custos operacionais, como por exemplo: criação de site, hospedagem e divulgação. Entretanto, ao vender em marketplace, esses gastos deixam de existir, já que o seu único custo será com a comissão cobrada por cada conversão.

Se comparado a uma loja física, essa redução é ainda maior, visto que se elimina custos com aluguel, energia elétrica, água e pagamento de colaboradores. Além dos custos com marketing.

Estrutura de ponta

Um benefício muito interessante e que precisa ser citado, é que ao vender em marketplace, você contará com uma estrutura completa e pronta para ser usada. Nesse sentido, ferramentas que facilitam a busca do cliente pelo seu produto, além de mecanismos de pagamento e de envio, já estão totalmente incluídos.

Dessa forma, diferente da abertura de um site, onde você precisaria se preocupar com diversos outros fatores, ao escolher vender em marketplace, a sua única preocupação, de fato, será em vender.

Diversidade de público

Devido a grande variedade de pessoas que frequentam essas plataformas de venda, as chances de você se especializar em diferentes nichos e atingir diferentes públicos são grandes. Ou seja, você pode aumentar o faturamento do seu ecommerce expandindo seu portfólio de produtos e explorando diferentes áreas de consumo.

Mais clientes para a sua loja virtual

Caso você tenha uma loja virtual, vender em marketplace ainda continua sendo uma excelente fonte de renda e prospecção de novos clientes. Isso porque quando você anuncia seus produtos no marketplace, caso seu cadastro tenha sido realizado com CNPJ, o nome da sua loja aparecerá sempre que algum comprador clicar no seu anúncio.

Isso ajuda a fortalecer o branding da sua marca e, consequentemente, a trazer mais clientes para o seu site. Entretanto, não se esqueça de construir uma boa reputação nos marketplaces nos quais seus produtos estão inseridos, já que isso fará com que os consumidores tenham mais confiança e se sintam mais seguros ao acessarem sua loja virtual.

Quais os melhores marketplaces do Brasil?

Conforme falado no começo do texto, o popularização dos marketplaces perante os consumidores fez com que uma grande quantidade de plataformas surgissem nos últimos anos.

Assim, para você que quer vender em marketplace mas ainda está em dúvida sobre qual escolher, separamos 13 canais de vendas importantes e que poderão te ajudar nesse sentido:

Mercado Livre

O Mercado Livre é ideal para vender de tudo! Conta com 224 milhões de visitas por mês, 6 mil buscas por segundo e 9 vendas por segundo.

Americanas.com

As Lojas Americanas faz parte do grupo empresarial B2W, que também controla plataformas de ecommerce como Shoptime e Submarino. Em síntese, a loja possui cerca de 2.3 bilhões de visitas e 15 milhões de clientes ativos.

Magalu

Assim como o Mercado Livre e as Lojas Americanas, a Magalu é um Marketplace em constante crescimento, também ideal para diversos nichos. Além disso, ela conta com integração multicanal com a loja física. São 73 milhões de visitas ao mês.

Amazon

Embora esteja no país a pouco tempo, se comparado com os ecommerces citados acima, a Amazon já pode ser considerada um sucesso no Brasil, com mais de 72 milhões de acessos ao mês.

Carrefour

Disponível para diversos seguimos de lojas virtuais, o Carrefour já alcança 18 milhões de visitas ao mês.

Netshoes

A Netshoes conta com foco total em produtos voltados ao esporte, desde vestuário até equipamentos. Conta com até 54 milhões de visitantes únicos por mês.

Zattini

De antemão, a Zattini é um marketplace voltado para um segmento específico, nesse caso, moda e vestuário feminino. A loja oferece mais de 5 milhões de visitantes segmentados por mês.

Dafiti

Foco em vestuário, com orientações de moda e performance para os lojistas. Por fim, a Dafiti conta atualmente com 18 milhões de acessos por mês.

Tricae

A Tricae é um dos poucos ecommerces dedicado às crianças, atuando no ramo de vestuário e brinquedos. Atualmente, conta com cerca de 4 milhões de acessos por mês.

Cissa Magazine

Há 9 anos no mercado, Cissa Magazine possui foco total em eletrônicos. São quase 3 milhões de acessos ao mês.

Madeira Madeira

Tida como a maior loja do Brasil voltada para o setor de móveis para casa e escritório, atualmente, a Madeira Madeira conta com mais de 12 milhões de acessos por mês.

WebContinental

Foco em eletrodomésticos. Cerca de meio milhão de acessos por mês.

Leroy Merlin

Especializada em produtos para casa. A Leroy Merlin está em constante crescimento e conta com 13 milhões de acessos ao mês.

Gostou da leitura? Então, acesse nosso blog e leia mais artigos sobre ecommerce e marketing digital clicando aqui