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Dicas para evitar gastos desnecessários na sua loja virtual

Seus custos estão muito altos? Confira as dicas que separamos para te ajudar a evitar gastos desnecessários na sua loja virtual.

Tirar o sonho do papel, abrir uma loja virtual e ver ela começar a dar frutos, é tudo que a gente mais quer, não é mesmo? Entretanto, assim que colocamos nosso site/blog no ar, eis que a realidade logo bate à porta: custos com a hospedagem do site, regularização junto à Receita Federal e despesas com fornecedores, são só alguns dos gastos mais comuns.

Isso sem falar nos gastos externos que, no geral, também fazem parte da rotina do empreendedor virtual, como por exemplo, contadores e transporte de mercadorias. Mas, calma. Esse não é o fim do mundo. A verdade é que, no meio de todo esse montaréu de custos, existe sim uma luz no fim do túnel.

Em síntese, muitos empreendedores não se atentam ao seu fluxo de caixa da maneira como deveriam, o que, consequentemente, poderia ajudar a reduzir gastos da loja virtual.

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Isso porque, a partir do momento que se tem uma noção exata de todo dinheiro que entra e de todo dinheiro que sai, fica muito mais fácil traçar metas que visam a redução dos gastos operacionais.

Nesse artigo, listamos algumas dicas necessárias para que você, de forma estratégica, comece a planejar a otimização dos custos do seu ecommerce. Confira!

Confira como evitar custos desnecessários na sua loja virtual

O fluxo de caixa é parte vital no desenvolvimento e aperfeiçoamento da sua loja digital. Por mais que hajam custos fixos que, à primeira vista, apresentem uma certa inflexibilidade com relação a sua redução, ainda assim, existem outros meios que você pode seguir a fim de evitar gastos desnecessários na sua loja virtual.

Pesquise por fornecedores

Procurar por fornecedores que ofereçam o mesmo produto/serviço por um preço mais em conta, é uma excelente forma de diminuir gastos da loja virtual. Em contrapartida, outra dica importante, é não se prender apenas ao preço. Afinal, de nada adianta você encontrar um fornecedor que ofereça um produto mais barato, mas de qualidade inferior. Infelizmente, esse é um erro cometido por muitos lojistas que, invariavelmente, sempre acabam pagando lá na frente.

Dessa forma, faça uma lista de todos os suprimentos necessários para manter a sua loja funcionando, desde o cafezinho que você toma enquanto faz as alterações necessárias no seu site, até o fornecimento de matéria-prima. Escolha três fornecedores de boa reputação, e opte pelo mais barato.

Abra um CNPJ

Poucas pessoas sabem disso, mas, uma pessoa que abre uma loja virtual utilizando seu CPF ao invés do seu CNPJ, tende a pagar mais impostos.

Além disso, quando se tem um CNPJ, na visão do cliente, isso passa um ar de seriedade. Imagina que você queira comprar algum produto online e, ao concluir a compra, percebe que a empresa não possui CNPJ. Fica estranho, né?

Por fim, muitas são as vantagens ao abrir uma loja utilizando o CNPJ, como por exemplo, a compra facilitada de produtos, uma vez que muitos comércios só vendem para empresas.

Parceria com os Correios

Caso a sua loja tenha um grande volume de entregas, vá até a agência do Correios mais próxima e veja se é viável o fechamento de um contrato de envios. Em síntese, ao fechar um pacote de envios, o valor unitário de cada emissão tende a sair mais em conta.

Fora isso, em alguns casos, o próprio Correios coleta o produto na base da empresa, o que faz com os gastos referentes às entregas sejam reduzidos. Porém, conforme já pontuamos somente opte por isso se o fluxo de envio da sua empresa for alto. Caso contrário, provavelmente não valerá a pena.

Tenha total controle do seu estoque

Saber quanto vende de um produto específico dentro de um determinado período de tempo, é muito importante quando se almeja otimizar custos da loja virtual. Isso porque, durante a negociação com seus fornecedores, como é de praxe, quanto mais você compra, mais desconto você tem.

Dessa forma, se por um descuido você acabar comprando menos do que deveria e, por ventura, precisar fazer um novo pedido, isso te custará mais dinheiro do que teria custado inicialmente. É claro que, na área de vendas, tudo acontece de forma sazonal, o que dificulta um pouco certas previsões.

Entretanto, ter uma noção aproximada do fluxo de vendas da sua loja, sobretudo com relação aqueles produtos que mais vendem, certamente fará com que você economize tempo e dinheiro.

Diversifique as suas opções de entrega

Saiba que nem sempre valerá a pena entregar os seus produtos pelo Correios. De fato, eles oferecem garantia e segurança, caso o seu pacote seja extraviado. Entretanto, quando falamos das entregas mais próximas, é possível contratar os serviço de um biker, ou até mesmo um motoboy.

Nesse sentido, além de economizar na entrega, de quebra, você ainda gera mais comodidade, agilidade e conforto para o seu cliente.

Escolha bem onde hospedar a sua loja virtual

Um problema que todos os lojistas virtuais enfrentam, é o valor cobrado pelas plataformas de hospedagem de sites. Infelizmente, não tem pra onde correr.

Em suma, escolha uma plataforma que atenda às suas necessidades e que, acima de tudo, não comprometa de forma alguma o seu orçamento. Aliás, uma boa dica para economizar com a hospedagem da sua loja online, é utilizar a Loja Integrada.

Um bom motivo para hospedar a sua loja na plataforma, é que, enquanto outros sites cobram taxas sobre todas as vendas realizadas pelo lojista, a Loja Integrada, não. E isso é muito bom, não acha?

Preocupe-se com o pós-venda

Tenha em mente que não é só vender. Na verdade, você precisa conquistar, fidelizar, e assim, gerar recorrência. E o pós-venda é uma ótima forma de fazer isso acontecer com seus clientes.

Em conclusão, isso também te ajudará a ter um bom capital de giro, o que consequentemente, garantirá o cobrimento de parte dos seus custos operacionais.

Atente-se aos juros cobrados pelas operadoras de cartão

Oferecer a possibilidade de pagamento à prazo para o seu cliente, nem de longe, é um diferencial competitivo. Na verdade, é quase uma obrigação.

Sabendo disso, no que se refere à redução de gastos da loja virtual, faça um estudo detalhado de todas as taxas cobradas pelas instituições bancárias. Além disso, estude todas as suas vantagens e desvantagens.

Assim, concluída a análise, opte pela opção onde os juros são menores mas, que também, atenda à sua demanda de vendas no que se refere a prazos para repasses e etc.

Evite cancelamentos e devoluções

Esse talvez, seja um dos principais temores de todos os lojistas, estejam eles atuando na internet ou não. Nesse caso, a premissa é muito simples: Ofereça produtos de qualidade e evite que eles sejam devolvidos para troca.

Dessa forma, você economizará com os custos referentes à postagem de retorno, além de evitar receber uma review negativa do seu cliente.

Proteja seu ecommerce de fraudes

No ano de 2021, segundo relatório emitido por uma empresa de sistemas antifraude, a Konduto, só no primeiro semestre do ano passado, foi registrado mais de R$ 1,7 bilhão em fraudes no setor de e-commerce em todo o mundo.

Em outras palavras, proteja sua loja virtual de cibercriminosos através da contratação de um sistemas antifraude. Dessa forma, você não corre o risco de cair em um desses golpes fraudulentos e ver o seu negócio indo por água abaixo.

Gostou das dicas? Aproveite para ler também o conteúdo com dicas para te ajudar a vender mais nas redes sociais!