🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
gateway de pagamento ecommerce

O que é um gateway de pagamento?

Entenda sobre o que é o gateway de pagamento e como essa ferramenta é indispensável para o seu ecommerce.

Atualmente, poder contar com um bom gateway de pagamento é fundamental para a escalabilidade da sua loja e para o aumento no seu volume de vendas. Entretanto, muitos lojistas ainda têm dúvida com relação a esse assunto, ao passo que se faz importante explicar sobre o tema de uma forma mais detalhada.

Dessa forma, nesse texto falaremos sobre o que é gateway de pagamento, como funciona, quais as suas vantagens e como ele pode ser importante na hora de prospectar novos clientes.

O que é um gateway de pagamento?

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

A princípio, o gateway de pagamento é um sistema que tem como principal função realizar a conexão e a transferência — de forma rápida e segura — todas as informações entre um usuário e instituições financeiras (Instituições bancárias, operadoras de cartão de crédito, fintechs etc) dentro do ambiente digital.

Desse modo, ao montar a sua loja virtual, o gateway deve ser um dos pontos mais importantes a serem considerados. Isso porque, para que um cliente possa comprar em um site, é essencial dispor de uma plataforma que permita o pagamento no ato da compra.

Além disso, por meio do gateway de pagamento, é possível oferecer diversas formas de pagamento para o seu cliente, tais como cartão de crédito e débito, boleto e Pix.

criar loja virtual

Como ocorrem as transações em um gateway de pagamento – operadora de cartão de crédito?

Agora que você entendeu o que é um gateway, entenda como funciona um fluxo de transação em um gateway de pagamento:

  1. Após decidir o que quer comprar em uma loja virtual, o cliente vai para o checkout (página de finalização da venda) para concluir a compra.
  2. Assim, como a aba de pagamento está interligada com a página de checkout, não é necessário sair da loja virtual para dar continuidade. A seguir, o comprador fornece suas informações financeiras e escolhe como deseja seguir com o pagamento, seja por Pix, cartão de crédito, débito, boleto ou Pix.
  3. Nesse sentido, no momento em que a compra é finalizada, o pedido é então criado pelo gateway de pagamento, o qual inicia a comunicação com a adquirente (Stone, Cielo, Rede, etc), para que a transação possa ser processada.
  4. Logo após esse passo, o adquirente realiza a comunicação com as bandeiras e com as instituições bancárias, com intuito de verificar se as informações dos clientes foram preenchidas corretamente, além de garantir se existe saldo disponível para seguir com a transação.
  5. Quando o gateway de pagamento recebe a confirmação da instituição emissora do cartão, essa informação é prontamente enviada para o antifraude, o qual realiza a checagem da confiabilidade daquela transação, fazendo o cruzamento de dados de compra daquele cliente com o perfil transacional do ecommerce.
  6. Por fim, assim que a transação é aprovada pelo antifraude, uma mensagem é prontamente enviada ao cliente informando sobre a aprovação do pagamento, e que dentro de alguns dias seu produto estará pronto para ser enviado.

Quais as vantagens de se utilizar um gateway de pagamento?

Em suma, a quantidade de benefícios que um bom gateway de pagamento traz para a sua loja são muitos, ao passo que, nesse tópico, decidimos lhe mostrar 6 dessas excelentes vantagens, Confira:

1. Redução de gastos

De antemão, o gateway de pagamento colabora com a redução de gastos da sua empresa, a partir da diminuição de algumas taxas administrativas. Isso porque o sistema permite que a sua loja esteja em contato com os bancos de forma direta, sem a necessidade de contar com empresas terceiras para realizar esse processo.

Logo, os custos por cada transação tendem a ser menores, bem como o tempo de processamento dos pagamentos.

2. Autonomia ao definir as formas de pagamento

Uma das grandes vantagens relacionadas ao gateway de pagamento, é a autonomia disponibilizada ao lojista ao definir as condições de pagamento que serão praticadas em sua loja virtual.

Em outras palavras, você será capaz de decidir quais cartões de crédito e débito aceitar, número de parcelas permitidas etc. Além disso, essa autonomia também garante mais agilidade às transações financeiras realizadas dentro do seu ecommerce.

3. Segurança ao realizar transações de compra

A princípio, todas as normas impostas pelo padrão de segurança de dados PCI DSS (Payment Card Industry Data Security Standard), são seguidas estritamente pelos gateway de pagamento.

O PCI DSS, sobretudo, define regras que garantem que todas as transações realizadas em ambiente virtual sejam feitas com o máximo de segurança possível. Portanto, esses sistemas garantem a proteção dos dados da sua loja e dos seus clientes.

4. Conexão com bancos e operadoras

Conforme mencionamos acima, devido aos gateway de pagamento estarem diretamente conectados aos bancos e as administradoras de cartões, todas as transações acontecem de forma rápida e eficiente.

5. Sistema integrados

Ao utilizar o gateway de pagamento, sua loja e o seu cliente estarão mais seguros, já que, por meio dessa ferramenta, é possível se conectar com sistemas de proteção antifraude que, em questão de minutos, analisam as informações durante o processo de uma transação e decidem se aquela transação será aprovada ou não.

6. Assinaturas e pagamentos recorrentes

Por vezes, diversos modelos de negócio acabam criando planos de adesão variados, com o pagamento acontecendo de forma recorrente. Geralmente, academias, clubes de assinatura, escolas e empresas SaaS são bastante conhecidas por trabalharem dessa forma.

Em síntese, através do gateway de pagamento, é possível gerenciar assinaturas pré-pagas, pós-pagas, com cobranças em dias específicos, com matrículas, descontos ou itens temporários.

Além disso, a interface oferece ao lojista a possibilidade de gerar faturas automáticas ao final de cada ciclo de cobrança, oferecendo, assim, mais transparência para os seus assinantes.

Gestão financeira mais transparente

Como sabemos, é extremamente importante que o empreendedor tenha controle sobre suas vendas, recebíveis e taxas para garantir a saúde financeira do negócio, já que tal procedimento fará toda a diferença lá na frente.

Pensando nisso, é muito comum acharmos gateways de pagamento que já oferecem painéis de gestão financeira incorporados em sua interface, para que você possa acompanhar e gerenciar transações de uma forma mais simplificada e intuitiva. Além disso, muitos também fornecem também dados de inteligência que te ajudam a saber suas receitas recorrentes, auditar taxas, conferir recebíveis e muito mais.

Por fim, vale destacar que o sistema é capaz de mostrar em detalhes as vendas por adquirentes e bandeiras. Dessa forma, fica muito mais simples conseguir detectar problemas e necessidades de ordem financeira no negócio, uma vez que você visualiza com bastante frequência o valor de todas as vendas, opções de pagamentos mais utilizados e o seu ticket médio.

Gostou das dicas? Então aproveite para ler este artigo sobre Meios de pagamento na loja online: como usar a tecnologia para melhorar a experiência do cliente.