🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
plataforma de ecommerce

Para que serve uma plataforma de ecommerce?

Saiba o que a plataforma de ecommerce representa para o mercado digital, além de seus tipos, funções e qual você deve escolher.

Você sabe para que serve uma plataforma de ecommerce? A princípio, parece uma pergunta sem sentido, né? Afinal, para o que mais a ferramenta pode servir, a não ser para realizar vendas pela internet?

Então veja a seguir o que é uma plataforma de ecommerce, a representatividade que ela tem para um negócio online e suas funções, que vão além da venda. Confira tudo no artigo.

O que é uma plataforma de ecommerce?

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Plataforma de ecommerce é um sistema que disponibiliza diversos recursos necessários para criação e manutenção de uma loja virtual. Desde o momento de sua montagem, até o gerenciamento do negócio online feito no dia a dia.

É uma possibilidade bacana de montar um negócio online de uma forma simples e prática, com potencial de atingir resultados expressivos. Ainda mais por conta do momento que o mercado de ecommerce está vivendo.

Sem dúvidas, o ecommerce brasileiro está em alta. De acordo com a CEO do T.Group, Andrea Fernandes, 2021 foi um ano de consolidação para o comércio eletrônico. Ainda que o cenário pandêmico continuava trazendo dificuldades, como altos índices de desemprego e inflação, cerca de 15,4 milhões de consumidores passaram a comprar pela internet. Principalmente devido a digitalização.

Além disso, à medida que a vacinação em massa foi acontecendo, as restrições sociais foram flexibilizadas, permitindo a abertura de várias lojas físicas. Contudo, na Black Friday de 2021, pode-se observar um crescimento de 7% no faturamento do ecommerce, quando comparado com o ano anterior, por exemplo.

Em outras palavras, por toda praticidade que a internet oferece para encontrar produtos e comprá-los, os consumidores não possuem mais tantas objeções para fazê-lo quanto tinham outrora. Pelo contrário, eles já acreditam que comprar online é um ótimo negócio.

Portanto, abrir uma loja virtual é uma grande oportunidade de atender essa demanda que, pelas previsões que se tem no mercado, não vai parar de crescer tão cedo. E a plataforma de ecommerce pode facilitar – e muito – esse processo para você. Assim como, ajudá-lo a mantê-la em desenvolvimento para fazê-la um negócio online de sucesso.

Para que serve uma plataforma de ecommerce?

Realmente, o objetivo principal de uma plataforma de ecommerce é a venda online, no entanto, ela representa muito mais do que uma simples ferramenta para fins comerciais. Na verdade, ela é uma das peças mais importantes na montagem de uma loja virtual. Trata-se de um sistema em que você pode criá-la e gerenciá-la com excelência, por meio de funções eficientes, como:

  • Organização de produtos;
  • Personalização da loja;
  • Acompanhamento do desempenho do ecommerce;
  • Gestão de estoque e precificação otimizada;
  • Controle sobre meios de pagamento e opções de entrega;
  • Integração com ferramentas de marketing.

De maneira similar às lojas físicas, abrir um negócio online requer estratégia por parte dos empreendedores. Assim como, um processo repleto de necessidades pontuais para fazê-lo sair do papel.

Desse modo, as plataformas de ecommerce surgem como um grande suporte para que você possa configurá-la com mais praticidade, colocando-a na rua mais movimentada do mundo o quanto antes para começar obter bons resultados.

Entenda sua importância no sucesso de um negócio online

Como vimos, a digitalização que ocorreu no período da pandemia foi crucial para o crescimento exponencial do ecommerce. No entanto, outros fatores também foram importantes para fazê-lo bombar, como, por exemplo, as plataformas de ecommerce.Embora seja um mercado muito promissor, ele também propõe muitos desafios aos empreendedores, sobretudo quando eles decidem criar uma loja virtual do zero.Abrir um ecommerce dessa maneira envolve variáveis que, por vezes, complicam demais o processo de tirar o projeto do papel ou de mantê-lo funcionando adequadamente. Entre elas estão:

  • Conexão com meios de pagamento;
  • Questões de logística;
  • Programação e tecnologias utilizadas no site;
  • Prezar por um bom atendimento.

Assim, a plataforma de ecommerce foi uma grande facilitadora para quem pretendia abrir uma loja virtual para atender àquela demanda enorme. Isso porque, auxiliava os lojistas nestes e em outros aspectos essenciais para o sucesso do negócio online.

E hoje a coisa não é diferente, viu? As funções da plataforma de ecommerce permitem que cada vez mais pessoas adentrem o mercado digital, oferecendo seus produtos e serviços com praticidade e eficiência por meio de uma loja própria.

Tipos de plataforma de ecommerce

Existem vários tipos de plataforma de ecommerce à disposição. Sendo importante compreendê-las para identificar qual é a mais benéfica para o projeto de abertura da sua loja virtual. Confira dois exemplos abaixo:

Open Source

Uma plataforma de ecommerce open source é um sistema de código aberto que pode ser modificado por qualquer um que tenha habilidade técnica para tal. O contratante pode realizar a instalação e utilizá-lo sem cobranças de licença ou de outras taxas. Inclusive, muitos intitulam esse tipo de plataforma de ecommerce de loja virtual gratuita.

SaaS

Já na plataforma de ecommerce SaaS, o sistema é oferecido por nuvem para quem o contrata. Ela pode ser acessada a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que o usuário esteja com um dispositivo conectado à internet. As vantagens da opção, incluem:

  • Baixo custo;
  • Opções de personalização;
  • Atualizações;
  • Velocidade para inserção.

Para entender como funciona uma plataforma de ecommmerce SaaS, pense em empresas como Netflix, Spotify e Google, por exemplo. Todas elas utilizam a computação em nuvem para funcionar, fornecendo um software como um serviço para os clientes.

Plataforma de ecommerce: funções que vão além da venda

Agora, deixando a parte mais técnica, por assim dizer, de lado, chegou a hora de falarmos sobre para que serve uma plataforma ecommerce. Ou seja, sobre algumas das funções vantajosas que essa ferramenta contém que vão além da venda em si.

Análise de desempenho

Na plataforma de ecommerce, você pode acompanhar seus resultados e a experiência que o cliente está tendo, utilizando ferramentas, como o Google Analytics, na sua loja virtual.

Integração

Assim também, você pode integrar o seu trabalho feito em marketplaces, redes sociais e mecanismo de busca, para aumentar sua capacidade de atrair, engajar, converter e fidelizar clientes no seu ecommerce.

Estabilidade

A plataforma de ecommerce costuma ser bem estável, com pouquíssimas quedas ou erros no sistema. Isso porque, as empresas proprietárias das plataformas investem bastante na sua infraestrutura, a fim de evitar qualquer transtorno que prejudique as vendas do usuário.

Segurança

Não podemos deixar de falar também da segurança que a plataforma de ecommerce traz. Melhorias contínuas são feitas pelos proprietários para garantir a proteção dos consumidores. Além disso, algumas plataformas permitem que os empreendedores conectem sua loja virtual a provedores que tenham soluções contra fraudes.

Detalhe: as vantagens da plataforma de ecommerce não param por aí, pois existem muitas outras que deixam claro o quanto esse sistema é benéfico para quem quer abrir um negócio online de sucesso.

Qual plataforma de ecommerce você deve escolher?

Te respondemos logo de cara: àquela que te oferece o melhor suporte possível para abrir sua loja virtual. Simples assim.

Será necessário avaliar com muito cuidado o tipo de plataforma de ecommerce que vai escolher, além dos recursos que cada opção do mercado oferece, como: possibilidades de integração, modelos de checkout e custo-benefício. Tudo isso considerando o formato de loja virtual que você pretende abrir e sua capacidade financeira, é claro.

Quer uma dica? Nós temos uma na ponta da língua. Veja esse conteúdo sobre como funciona a Loja Integrada e identifique se essa plataforma de ecommerce atende às suas necessidades!