🔥 Aumente sua capacidade de venda! Conheça nossos planos a partir de R$54/mês!
⚡ Ver Planos! ⚡
integrar o marketplace com loja virtual

Posso vender em marketplace e em loja virtual de forma integrada?

A possibilidade de integrar o marketplace com loja virtual chama a atenção de diversos lojistas. Sobretudo, por conta de suas vantagens. Saiba mais!

De fato, há diversas oportunidades à disposição para quem quer comercializar produtos ou serviços de forma online. Sendo o marketplace, isto é, o shopping center da internet, uma das principais. Assim, percebendo a grande ascensão do modelo de negócio, muitos lojistas perguntam-se sobre a possibilidade de integrar o marketplace com loja virtual.

De acordo com dados da Ebit Nelsen, em 2020, os varejistas de marketplaces representaram 78% do faturamento total do ecommerce no Brasil. Além disso, segundo artigo publicado no site EcommerceBrasil, 90% dos consumidores afirmaram que sua experiência comprando num marketplace foi boa ou ótima.

Uma das justificativas para números tão expressivos é o fato dos marketplaces pertencerem a grandes marcas. Então, toda e qualquer oferta vista na plataforma é atrelada à imagem da empresa, o que gera mais confiança aos consumidores.

ALCANCE O PRÓXIMO NÍVEL COM A LI: CONTEÚDOS ESSENCIAIS E EXCLUSIVOS PARA SEU ECOMMERCE!

Receba dicas valiosas da Loja Integrada diretamente na sua caixa de entrada!

Assim também, pequenos, médios e grandes empreendedores podem se posicionar nos marketplaces, aproveitando toda sua visibilidade para ampliar seu alcance e vender mais.

E caso tenha uma loja virtual, você pode sim integrá-la com o marketplace. Por mais que sejam modelos de negócio distintos, é possível reunir o que há de melhor nos dois mundos para expandir seus resultados.

Porém, quais são os benefícios de integrar o marketplace com loja virtual? Como funciona essa mudança? Vale a pena? Logo abaixo, vamos te contar tudo isso e muito mais. Cola na gente!

O que é marketplace?

Marketplace é um dos modelos de negócios mais lucrativos do momento para comerciantes. Ele funciona de forma muito parecida com um shopping center, pois permite que várias lojas divulguem seus produtos ou serviços no mesmo lugar por uma taxa de aluguel – só que agora no digital. Assim como, possui um tráfego de pessoas com um forte desejo de compra.

Grandes empresas reconhecidas mundialmente estão presentes neste mercado, tais como: Mercado Livre, Amazon, Shopee, Aliexpress, Submarino, OLX, dentre outras. E é justamente essas grandes marcas um dos motivos para o grande sucesso que o marketplace tem obtido.

Por terem uma forte autoridade no mercado, empresas como essas não levantam tantas objeções para que consumidores façam visitas ou comprem produtos. Não à toa, o marketplace recebe milhões e mais milhões de acessos diariamente.

Em outras palavras, ainda que os anunciantes da plataforma sejam negócios com diferentes segmentos, resultados e relevância, o marketplace em si é quem recebe a maior atenção dos consumidores, de modo que eles ficam mais propensos a confiar nas ofertas.

Além disso, esse modelo de negócio proporciona diversas vantagens para compradores e vendedores, os quais o tornam uma ótima opção. Inclusive, para lojistas, porque podem integrar o marketplace com loja virtual para potencializar seus resultados.

Integrar o marketplace com loja virtual: conheça os benefícios de fazê-lo

É bem verdade que, o ecommerce por si só traz resultados importantes não só em termos de lucratividade, mas também de relevância no mercado. No entanto, posicionando-o no marketplace, é possível dar um salto de crescimento fundamental para seu pleno sucesso.

Ao integrar o marketplace com loja virtual, você amplia sua capacidade de conquistar novos clientes. De quebra, ainda pode aumentar sua relevância no mercado. Principalmente, por causa dos benefícios que esse novo posicionamento traz. Logo abaixo, destacamos alguns dos principais:

Maior alcance

Sem dúvidas, o alcance é um dos maiores benefícios de integrar o marketplace com loja virtual. Há um fluxo de potenciais clientes enorme neste shopping center virtual. Assim, o número de pessoas que vão se deparar com seus produtos ou serviços aumentará exponencialmente.

Estrutura pronta

Integrar o marketplace com loja virtual também te dá uma estrutura pronta para anunciar seus produtos ou serviços. Ou seja, marketing, formas de pagamento, segurança, dentre outros processos importantes, vão ficar por conta da própria plataforma.

Autoridade e público segmentado

Outro benefício de integrar o marketplace com loja virtual é a possibilidade de aproveitar a autoridade que a plataforma possui. Como trata-se de empresas reconhecidas no mercado, você passa a usufruir da confiança conquistada por elas.

Por causa da grande força das marcas detentoras do marketplace, você ainda aproveita um público segmentado, isto é, com um alto nível de intenção de compra. Eles visitam frequentemente esse shopping virtual e uma boa oferta pode ser o bastante para fazê-los comprarem produtos ou serviços da sua loja virtual.

Competir com gigantes do mercado

Existem empresas pequenas, médias e grandes nos marketplaces. Dessa forma, é provável que você tenha que competir com gigantes do mercado para vender na plataforma.

Por um lado, isso pode ser considerado uma desvantagem, já que essas empresas possuem mais relevância e expertise em vendas. Por outro, a distância enorme que talvez exista entre sua loja e esses negócios enormes, vai diminuir bastante.

Isso porque, a marca detentora do marketplace puxa toda atenção para si. Nesse sentido, pode acontecer que o consumidor prefira comprar seu produto apenas pelo custo-benefício oferecido do que propriamente pela relevância de uma empresa renomada, por exemplo.

Mais vendas

Obviamente, o benefício mais importante não poderia ficar de fora: integrar o marketplace com loja virtual aumenta consideravelmente o número de vendas do seu negócio. Mais pessoas veem seu produto ou serviço, você tem a autoridade da marca a disposição, o público é qualificado para compra e a distância para grandes marcas diminui.

Portanto, é natural que você venda mais com esse novo posicionamento. Ainda assim, dedicar-se a entender bem o processo de integração é essencial para que os resultados esperados sejam realmente alcançados.

Como funciona o processo de integração?

Para integrar o marketplace com loja virtual, antes de mais nada você vai precisar definir o tipo de integração que será feita. Existem pelo menos três tipos, sendo necessário escolher aquele que faz mais sentido com a proposta da sua loja virtual. Dá uma olhadinha!

  • B2B – empresas que vendem para empresas;
  • B2C – empresas que vendem para consumidores;
  • C2C – consumidores que vendem para outros consumidores.

Em seguida, você deve analisar os marketplaces em si, buscando encontrar aquele que melhor dialoga com seu segmento, loja virtual e orçamento. Assim como, diretrizes e requisitos mais agradáveis.

Feito isso, é hora de realizar a integração. Você pode solicitar o processo de maneira nativa, isto é, contatando diretamente o marketplace escolhido, ou por um intermediário. Existem plataformas que facilitam integrar o marketplace com loja virtual ― a exemplo da Loja Integrada. Assim, é possível fazê-lo numa boa, sem grandes dificuldades.

Loja Integrada: expanda seus resultados reunindo marketplace e ecommerce

Por fim, vale a pena integrar o marketplace com loja virtual. Como vimos, existem diversas vantagens para quem opta por essa mudança. Sobretudo, para ampliar sua capacidade de conquistar clientes e relevância no mercado. Ou seja, é uma mão na roda.

É como se você estivesse reunindo o que há de melhor nos dois mundos. Isso porque você tem a segurança de ter uma loja virtual para chamar de sua, além do alcance e autoridade do marketplace. Sendo esse um posicionamento bacanérrimo para potencializar seus resultados.

E com a Loja Integrada, você pode não só integrar o marketplace com loja virtual, mas também unificar outros canais de venda, como, por exemplo, as redes sociais, viu? Tudo isso por meio de uma plataforma simples, intuitiva e com funcionalidades que facilitam o crescimento do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Então aprenda também a usar as redes sociais para vender mais. Se cuida!