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Como verificar o número de carrinhos abandonados em sua loja

A taxa de carrinhos abandonados é uma das métricas mais importantes do seu ecommerce, estando frequentemente associada aos seus meios de pagamento, logística de entrega e até mesmo à qualidade das informações e descrições de produtos no seu ecommerce, entre outros fatores. Por isso, você certamente deve aprender como verificar o número de carrinhos abandonados em sua loja.

Uma das melhores formas de acompanhar esta métrica é utilizando o Google Analytics, por isso, vamos ensiná-lo a configurá-lo e criar um funil de vendas com metas para que possa começar a calcular o número de carrinhos abandonados.

Configurando seu Google Analytics para visualizar os carrinhos abandonados

O primeiro passo é criar um funil de conversão a partir do seu painel de administrador no Google Analytics. Este funil nada mais é que os passos tomados pelo visitante até a concretização da venda, ele permitirá mapear exatamente em qual ponto – ou página – um visitante saiu de sua loja. Neste caso, precisaremos identificar quando um visitante chega à página de carrinho ou até mesmo à página de checkout, mas sai do site antes da página de confirmação da compra.

Pode parecer complicado, mas não se preocupe, você precisará utilizar apenas dois recursos principais do Analytics: Metas e Funil. Para este guia, a Meta é que o visitante atinja a página de confirmação da compra.

Criando sua meta e funil no Google Analytics

Passo 1: primeiramente, abra seu painel geral de administrador clicando no ícone de engrenagem no canto esquerdo inferior da tela do Analytics. Então, selecione a visualização de Administrador (não de usuário) e encontre a opção de Metas na terceira coluna disponível, como indicado na imagem abaixo.

Passo 2: na próxima janela, clique no botão vermelho escrito Nova Meta, na configuração da meta, você verá diversos modelos pré-existentes. Porém, para este caso, você deverá selecionar a última opção Personalizado.

Passo 3: inclua um nome para sua meta, algo como “página de confirmação da compra”, por exemplo, e então selecione o tipo de meta Destino, para que possa incluir a URL de sua loja online referente à página de confirmação. Esta URL deve ser algo como www.exemplo.com.br/confirmacao-de-compra.html, por exemplo.

Passo 4: na última página de criação de sua meta, ative a opção de utilizar o Funil. Aqui, cada passo do funil representa as páginas que seus visitantes devem visitar antes de chegar à página definida da meta (confirmação da compra).

É importante você saber exatamente como acontece a jornada do cliente em seu ecommerce para configurar esta etapa, mas como exemplo, podemos incluir a página do carrinho como primeiro passo, e também a página de checkout como segundo. O resultado final será como demonstrado na imagem abaixo.

Passo 5: clique em Salvar e pronto, você tem agora um funil de conversões que irá representar quantos visitantes acessam as páginas de carrinho ou checkout, mas não atingem a Meta, ou seja, a página de confirmação da compra.

Para visualizar os resultados deste funil, basta ir ao menu de Conversões>Metas>Visualização de funil no menu lateral esquerdo (menu principal) do Google Analytics. Pronto! Agora você pode verificar o número de carrinhos abandonados em sua loja.

Como evitar ou recuperar carrinhos abandonados?

Poder verificar o número de carrinhos abandonados em sua loja é apenas o primeiro passo de todo este procedimento. Afinal, o ideal é que você consiga diminuir esta taxa o máximo possível.

Como tratamos em outro conteúdo aqui no blog da Loja Integrada, os principais motivos de abandono de carrinhos são:

Decepções com o frete

Poucas opções de pagamento

Cadastros muito extensos

Check out complicado

Problemas de usabilidade

Problemas técnicos

Distração ou indecisão dos clientes

Site sem design responsivo

Não é uma lista pequena, portanto, quanto mais cedo começar a avaliar esta métrica em seu ecommerce, mais rápido poderá buscar soluções que podem ajudá-lo a recuperar ou evitar os carrinhos.

Otimize sua logística e diminua o valor do frete

Para evitar que visitantes desistam de uma compra devido ao valor do frete ou até mesmo por causa do elevado tempo de entrega, seu ecommerce pode acolher soluções projetadas para ajudá-lo a oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

Como a própria Frenet aponta, o alto custo do frete é responsável por mais de 50% dos carrinhos abandonados no ecommerce. É exatamente por isso que eles mesmos oferecem um serviço de integração com as melhores transportadoras, fazendo com que você possa transformar o frete em um diferencial competitivo em sua loja.

Chat online na loja com convites proativos

Alavancar seu atendimento ao cliente para identificar rapidamente os problemas de seus clientes é uma excelente forma de começar a evitar vendas perdidas no carrinho e no checkout.

Observando os motivos que levam à desistência da compra citados anteriormente, é fácil identificar como um bom serviço de atendimento pode ajudar a resolver diversos deles. Dúvidas são muito frequentes durante a jornada do consumidor e por isso você deve estar pronto para respondê-las o mais rápido possível.

No ambiente digital, a melhor forma de oferecer atendimento instantâneo e aumentar suas chances de retenção é utilizando um chat online com convites proativos, como o JivoChat.

Podemos reforçar este argumento com as estatísticas apresentadas no infográfico da Invesp, afirmando que 73% dos consumidores online apontam o chat como a forma mais satisfatória de contactar um negócio. E o principal motivo para isso, conforme 79% dos clientes apontaram, é exatamente a possibilidade de ter perguntas respondidas imediatamente.

Os convites proativos do JivoChat são mensagens personalizadas enviadas a partir do monitoramento de visitantes em sua loja. Dessa forma, você poderá configurá-los para abrir uma nova janela de chat na página de carrinho ou checkout com frases como “Olá, precisa de ajuda para finalizar seu pedido?”. Muitas vezes, uma oferta de ajuda pode ser a diferença entre uma venda e uma oportunidade perdida.

Ferramentas para recuperação de carrinhos

Além do atendimento, existem também ferramentas que podem ajudá-lo exclusivamente a recuperar carrinhos já perdidos. Um ótimo exemplo seria a solução da Enviou, que envia até 5 tentativas de e-mail personalizados para os visitantes que deixaram sua loja com produtos ainda no carrinho.

Especialmente para ecommerces de médio e grande porte, fazer este acompanhamento de forma manual não é nem um pouco eficiente. Por isso, utilizar uma solução que automatiza o processo é uma excelente opção.

Fique de olho no número de carrinhos abandonados

Agora que você sabe como configurar suas metas e funil de conversões no Analytics e conhece os principais motivos que levam visitantes a desistir das compras na página de carrinho e checkout, não deixe de começar agora mesmo a acompanhar esta importante métrica do seu ecommerce.

*Este artigo foi escrito pela equipe do JivoChat, uma solução omnichannel de chat online para atendimento ao cliente no ecommerce, capaz de ajudá-lo a evitar os carrinhos abandonados e transformar visitantes em clientes.

Parceiro:
JivoChat - um aplicativo para conversar com seus visitantes através de chat online
https://www.jivochat.com.br/
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