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loja virtual no dia das mães

9 dicas para organizar sua loja virtual para o Dia das Mães e vender mais

Ainda sem ideias para o dia das mães? Sem problemas. A LI tem dicas para você deixar sua loja virtual preparada para essa data tão especial!

Em datas comemorativas que acontecem ao longo do ano, uma coisa é certa: as pessoas vão comprar mais, sobretudo, quando se trata de dias especiais como o das mães, um dos eventos mais aguardados por conta de sua representatividade emocional. Assim, preparar sua loja virtual para a ocasião é uma ótima forma de alavancar suas vendas e ganhar mais notoriedade.

O dia das mães sempre foi uma das datas comerciais mais fortes do calendário brasileiro. Afinal, é comum que os filhos expressem amor e gratidão pelas mulheres mais importantes de sua vida com palavras, ações e presentes.

Tradicionalmente, as flores eram o principal item dado para essas guerreiras tão amadas. Só que, de uns tempos para cá, o mimo passou a ser um complemento do presente. Tanto mães como filhos mudaram seu comportamento de consumo, valorizando outros produtos na celebração.

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Além disso, o meio de compra dos presentes também sofreu alterações. Muitas pessoas começaram a optar por transações online em vez de irem até lojas físicas para adquiri-los – principalmente depois da pandemia da Covid 19.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você preparar sua loja virtual para o dia das mães. Confira a seguir!

Dia das mães: entenda a importância das datas comemorativas para movimentar sua loja virtual

Certamente, as datas comemorativas são uma ótima oportunidade de colocar sua loja virtual em evidência no mercado, conquistando novos clientes e acelerando seu crescimento. Segundo dados da Ebit Niesen, as datas sazonais representaram 34% do faturamento do ecommerce em 2020. Ou seja, trata-se de uma importante fatia do mercado.

Além disso, algumas datas específicas são mais relevantes do que outras em vendas no ecommerce, como o dia das mães. De acordo com um relatório da Neotrust, publicado pelo E-commerce Brasil, o faturamento da celebração foi de R$6,4 bilhões no ano de 2021, um aumento de 14% quando comparado com o ano anterior.

Detalhe: foram anos de crise por conta da pandemia provocada pela Covid-19, o que deixa claro que não tem tempo ruim para comemorar uma data tão importante quanto o dia das mães. Assim como, a importância dessas datas para vender mais na sua loja virtual.

Dito isso, veja nossas dicas para deixar sua loja virtual preparada nessa data tão especial…

9 dicas da LI para deixar sua loja virtual nos trinques para o dia das mães

1. Compreenda o perfil de consumo dos filhos

Embora o dia seja das mães, lembre-se que quem vai comprar o presente são os filhos. Por isso, entender qual é o perfil de consumo dos filhos para essa ocasião é essencial para garantir uma ótima experiência para eles.

Assim também, procure adaptar sua comunicação nos canais de venda da sua loja virtual para os filhos, segmentando adequadamente seu público-alvo.

2. Faça o guia prático sobre qual presente dar para as mães

Como o dia das mães acontece todos os anos, muitos filhos acabam ficando sem ideia do que dar para elas. Além disso, é comum que as mães queiram presentes que são novidade ou que estão em evidência no momento.

Dessa forma, você pode oferecer de maneira gratuita, para agregar valor, um guia prático sobre qual presente dar para as mães. Nesse material, você pode indicar tendências, produtos com grande número de vendas atualmente, dicas para identificar o que as mães precisam, dentre outras coisas.

A ideia é que os filhos tenham uma boa referência para encontrar o presente perfeito para suas mães, seguindo o que você indicou ou tendo novas percepções a partir do guia disponibilizado pela sua loja virtual.

3. Personalize sua identidade visual

A parte visual também conta bastante na organização da sua loja virtual para o dia das mães. Então, utilize mais cores femininas na loja, com flores e outros itens que remetam a data.

Além disso, é interessante dar um destaque especial no visual dos produtos que podem ser dados de presente para as mães, na página inicial e sugestões de busca. Quanto mais fácil for para os visitantes encontrarem produtos que se relacionem com a ocasião, mais chances você terá de convertê-lo em cliente.

4. Utilize seus canais de venda para ressaltar a importância da data

A comunicação com leads e clientes por meio dos canais de venda da sua loja virtual é parte relevante da estratégia para o dia das mães. Você pode utilizar os canais com anúncios criativos sobre a data especial, relembrando a importância desse dia com histórias de superação ou enfatizando o papel das mães no desenvolvimento físico e mental de uma pessoa, por exemplo.

Isso deixará sua audiência mais atenta para encontrar um bom presente que valorize suas mães. Ou seja, ainda que alguns filhos não estejam no clima do dia das mães, a partir das suas publicações nas redes sociais, mecanismos de busca ou outro canal de venda, eles vão se importar mais com a escolha do presente.

5. Realize promoções e combos de produtos

Ofereça promoções atrativas nos itens relacionados com o dia das mães que você tem na sua loja virtual. Assim como, alguns combos de produtos que sejam claramente vantajosos para os clientes.

Mas nada de fazer isso com produtos que estão estacionados no seu estoque, hein? Pois é necessário despertar o interesse dos filhos somente com aquilo que se relaciona com a data.

Algumas ideias de promoções para dia das mães, são:

  • Frete grátis em compras acima de R$200;
  • Personalização de produtos em compras com mais de 5 itens;
  • Brindes em compras acima de R$50.

6. Ofereça maior flexibilidade nas formas de pagamento

As principais objeções de compra das pessoas costumam surgir em questões financeiras. Então, procure oferecer meios que facilitem o pagamento dos presentes na sua loja virtual.

Por exemplo, você pode aumentar o número de parcelas a partir de transações maiores do que R$500,00, ou de repente, disponibilizar o pagamento inteligente para cartão de crédito ou boleto, para aquisições acima de R$1000,00.

7. Faça um pós-venda especial

Fazendo um pós-venda especial, seguindo a temática do dia das mães, você terá muito mais chances de satisfazer o cliente, garantindo uma boa avaliação e recomendações do próprio.

Você pode, por exemplo, dar um cupom de desconto com duração de 1 ano para o cliente. Assim, ele poderá usá-lo para obter algo que precisa ou até mesmo para comprar o presente do dia das mães novamente, no próximo ano.

Aliás, todo o atendimento deve ser feito de modo que os filhos se sintam satisfeitos com o serviço prestado pela sua loja virtual. Presentear alguém especial é bastante simbólico não só para quem o recebe, mas também para quem o compra.

8. Prepare-se para a grande demanda

Agora, indo para o lado mais operacional da sua loja virtual, é importante que você se prepare, em questões de logística, para a grande demanda que pode surgir perto do dia das mães.

Por exemplo, os correios, uma ferramenta utilizada por boa parte dos empreendedores, ficam sobrecarregados com a quantidade excessiva de entregas a serem realizadas nas sazonalidades.

Então, se suas entregas dependem desse serviço, você vai precisar orientar os compradores sobre eventuais atrasos que podem ocorrer. Já que, embora isso aconteça por parte dos correios, para o cliente, o culpado será sempre o ecommerce.

Lembre-se: por causa do significado da data, qualquer atraso será um transtorno imenso para os filhos que querem presentear suas mães. Assim, ser transparente é imprescindível.

9. Verifique a capacidade de acesso simultâneos da loja

À medida que o dia das mães estiver mais próximo, o número de visitantes na sua loja virtual vai aumentar demasiadamente. Dessa maneira, verifique se seu site irá suportar o acesso simultâneo de uma quantidade elevada de pessoas. Com isso, você poderá evitar problemas, como navegação lenta ou quedas do site, no momento mais importante da sazonalidade.

Uma boa dica é desativar qualquer recurso ou ferramenta não essencial que sobrecarregue o sistema da sua loja virtual de alguma forma.

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Conclusão

Por fim, um trabalho bem realizado na sua loja virtual em datas sazonais, como o dia das mães, são grandes oportunidades para você vender mais e aumentar a relevância do seu negócio online.

Então, não dorme no ponto, viu? Seja estratégico e prepare seu ecommerce o quanto para o dia das mães, considerando nossas dicas. Dessa forma, você poderá potencializar seus resultados e, quem sabe, manter o índice de vendas lá em cima por mais tempo.

Veja também: como aumentar o ticket médio do seu ecommerce!