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dicas para ter uma página de produto que vende mais

7 dicas para ter uma página de produto que vende mais

Ter uma página de produto que vende mais é vantajoso para os lojistas — que vão aumentar os lucros — e para os consumidores — que vão facilmente encontrar as informações relevantes e fechar a compra do item que procuram.

Para converter visitantes em clientes, a página de produto precisa ser atraente e de fácil navegação. Além disso, deve contar com uma boa disposição de conteúdo visual e informações de qualidade sobre os itens — e sobre outros processos relevantes para o consumidor, como frete, garantias, trocas ou formas de pagamento. Essa página muitas vezes é o diferencial que vai definir a compra.

Por isso, separamos algumas dicas para você criar uma página de produto que vende mais. Confira!

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Aqui você vai ver:

Por que é importante ter uma página de produto que vende mais?

Quando o consumidor vai até uma loja física, ele encontra vendedores para tirar suas dúvidas e ajudar com as informações sobre o produto. Em uma loja online, não existe essa pessoa. É aí que entra a página de produto. É nela que você vai mostrar todas as qualidades e funcionalidades dos seus produtos. Além disso, com descrições e imagens de qualidade, você consegue:

  • Passar as informações relevantes e permitir que o cliente tire suas dúvidas de forma autônoma, sem que ele precise recorrer a outro canal ou esperar atendimento;
  • Usar recursos de persuasão, como storytelling, para envolver seu cliente;
  • Transmitir confiança com políticas e garantias da loja;
  • Dar informações sobre frete, prazo e formas de pagamento;
  • Sugerir produtos similares ou complementares.

Como criar uma página de produto que vende mais

1. Tenha fotos de qualidade

Para uma loja virtual, imagens dizem tanto quanto palavras (ou mais). Inclusive, uma pesquisa feita pela NeoMam Studios aponta que os consumidores lembram de 80% do que veem e 20% do que leem. Isso prova o quanto é importante trabalhar com fotos de qualidade para obter uma página de produto que vende mais. Veja o que é necessário para garantir boas imagens:

Boa resolução

As fotos de resolução alta permitem a aproximação da imagem (o famoso zoom), dando ao cliente a oportunidade de ver de perto detalhes que podem ser decisivos no momento da compra.

Detalhes

O recomendável é que você tenha ao menos três fotos dos seus produtos. O ideal é que seja uma do produto completo e mais duas de detalhes que podem ilustrar melhor a cor, textura, estampa, material e outras características importantes. Leve em consideração que, ao comprar pela internet, o cliente não pode tocar o item.

Ângulos

Se fizer sentido para o item, ter fotos de diversos ângulos pode ser crucial. Por exemplo, no caso de um ecommerce de roupas, os ângulos ajudam a mostrar o caimento e o detalhes das costas, do decote, da barra etc. Já para uma loja virtual de casa e decoração, pode mostrar um móvel de cima, os cantos, os compartimentos etc.

Boa iluminação

Usar uma iluminação inadequada pode interferir na percepção das cores e detalhes do produto. A luz natural costuma ser a melhor opção ou você pode usar equipamentos adequados, como refletor e anel de luz.

Fundo neutro

É importante que, na foto funcional do item, o fundo seja neutro permitindo o contraste do produto. Já nas fotos complementares, em que você mostra o produto inserido em contextos ou cenários, use a sua criatividade.

💡 Bônus: nós temos um ebook bem completo sobre o assunto Manual Mão na Massa: como tirar fotos incríveis de produtos pra sua loja virtual.

2. Use um título estratégico nos produtos

Para criar uma página de produto que vende mais, ter bons títulos pode chamar a atenção, ser informativo e ajudar no SEO — técnicas que ajudam no posicionamento do seu conteúdo em mecanismos de busca como o Google.

Inclusive, no artigo É obrigatório fazer SEO para ecommerce?, nós explicamos mais sobre o assunto e como aplicá-lo na sua loja virtual.

O título também pode ajudar seu cliente a encontrar o que ele deseja em sua loja com mais facilidade.

Aliás, é recomendável evitar colocar informações desnecessárias no título. Por exemplo, se sua loja vende uma sapatilha bico fino em suede preta, colocar mais informações além disso, como dizer que é linda, que serve para todas as estações e outras características não adequadas para o título, pode atrapalhar o desempenho nos buscadores e também nas pesquisas internas da loja. Deixe essas informações para a descrição.

3. Descreva seus produtos de forma criativa e informativa

Falando nisso… Diferente do título, a descrição do seu produto pode ser criativa e usar o máximo de detalhes possíveis para apresentar as características do item. Inclusive, recomendamos que você divida sua descrição em duas etapas:

Criativa

Insira informações mais lúdicas a respeito do produto, buscando encantar o cliente. Coloque a descrição comercial, recomendações de uso, diferenciais, valor agregado, entre outros detalhes.

Informativa

Apresente as características técnicas do produto, como dimensões, materiais de composição, cuidados necessários e outras recomendações mais específicas sobre o uso.

O SEO também é importante aqui: utilize palavras-chave na descrição de sua loja, para aumentar a relevância do conteúdo na sua página de produto que vende mais.

4. Compartilhe opiniões e depoimentos

A propaganda boca a boca continua sendo um sucesso. No caso de uma loja virtual, além das recomendações entre conhecidos, você pode contar com ferramentas que ajudam a exibir avaliações e depoimentos sobre o produto. Na Loja Integrada, temos alguns aplicativos e recursos que você pode ativar em seu negócio:

Google Avaliações do Consumidor

O Avaliações do Consumidor é um programa gratuito do Google que permite a coleta de avaliações do vendedor feitas pelos clientes. O aplicativo oferece um símbolo de classificação do vendedor, que é exibido em sua loja.

Ebit

O Ebit mede a reputação das lojas virtuais, por meio de avaliações apresentadas após a finalização de um pedido. Assim que seu cadastro for aprovado, a loja será avaliada e um selo será disponibilizado para apresentar sua reputação aos visitantes.

TrustVox

A TrustVox é conhecida como a plataforma de reviews mais premiada do e-commerce. É uma ferramenta oficial do Reclame Aqui, que coleta as opiniões dos clientes e as publica na página do produto.

5. Tenha uma chamada para a ação clara e visível

As imagens, o título e a descrição do seu produto vão ajudar muito a converter o visitante em comprador, mas você também pode dar um incentivo mais direto: a CTA, ou chamada para ação.

Ela geralmente acontece por meio do botão “Comprar” ou “Adicionar ao carrinho”, e por isso deve estar estrategicamente posicionada e configurada.

É importante usar cores mais chamativas, com uma fonte legível e que se destaque em meio ao conteúdo geral da página de produto.

6. Seja transparente quanto ao frete

Para ter uma página de produto que vende mais, é importante ser transparente quanto ao frete. Não force o visitante ir até a página de checkout para descobrir quanto ele terá que pagar de frete — isso pode causar o abandono de carrinho em sua loja.

Por isso, o recomendado é que você insira, na página do produto, a opção para calcular o frete. Assim ele já poderá calcular o valor total e decidir com mais praticidade se vale a pena ou não pagar a entrega.

7. Ofereça produtos complementares na página de produto

Você sabia que pode aumentar o tíquete de vendas da sua loja na página de produto? Para isso, basta aplicar a estratégia de cross-selling, ou seja, oferecer produtos complementares à escolha inicial do cliente.

Por exemplo, se o consumidor está navegando na página de um tênis, ofereça também um par de meias para usar com o produto. Essa técnica pode aumentar as chances de o cliente investir mais tempo e comprar mais no seu ecommerce. Você pode inclusive oferecer descontos especiais.

Gostou das nossas dicas para ter uma página de produto que vende mais? Aproveite para ler também o artigo 5 dicas para melhorar a descrição dos seus produtos hoje mesmo!